Novembro Azul – Mês de conscientização sobre a saúde do homem*

Publicado em 01/11/2023

A campanha Novembro Azul é dedicada à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). A iniciativa teve origem na Austrália no ano de 2003 e chegou ao Brasil em 2008.
Entre os principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença estão a idade (incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos), o histórico familiar (pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos) e a alimentação (sobrepeso e obesidade).
Com o objetivo de reduzir a mortalidade provocada pela doença, a campanha Novembro Azul busca sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde. A busca por orientação e avaliação de um profissional habilitado é a principal medida que se deve adotar visando à prevenção do câncer de próstata e outras doenças que possam vir a surgir.
Qualquer cidadão pode buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde espalhadas pelo Brasil. Elas são a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece informação, atendimento com equipes multiprofissionais aptas a realizarem diagnóstico e acompanhamento da população em todos os ciclos da vida. Como prevê a Política Nacional para a Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC), há tratamento em hospitais habilitados em oncologia, como o Instituto Nacional do Câncer (INCA), incluindo exames clínicos e procedimentos cirúrgicos.
Além disso, a  Organização Mundial de Saúde (OMS) ressalta ações e mudanças de hábitos que ajudam a reduzir os fatores de risco relacionados ao câncer de próstata e a outras doenças também. São eles:
  • Controle do tabaco;
  • Prevenção ao uso do álcool;
  • Prática de atividade física;
  • Alimentação saudável;
  • Combate ao sedentarismo; e
  • Combate à obesidade.
Não deixe que o preconceito e a falta de cuidados prejudiquem a sua vida. Muitos homens são diagnosticados quando as doenças já estão em estado mais avançado, o que leva a uma alta taxa de óbitos. Se a doença é diagnosticada em fase inicial, a chance de cura é maior. Lembre-se disso!!!
*Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Ministério da Saúde
Compartilhar: