NPSC2: Escola de Mediação da 2ª Região ministra mais uma etapa do Curso de Formação de Mediadores Judiciais

Publicado em 20/07/2023

O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), por meio da Escola de Mediação da 2ª Região, cumprindo o cronograma do Curso de Formação de Mediadores Judiciais, ministrou no dia de hoje, 20/7, sob tutoria de Danielle Carvalho, a aula presencial da Unidade IV – Etapas da Mediação e Técnicas Associadas. Nesta aula, foram tratadas as etapas de uma sessão de mediação, incluindo a preparação prévia necessária para o andamento eficiente do processo, assim como as técnicas a serem utilizadas e ferramentas auxiliares.

O encontro contou ainda com uma simulação, na qual os presentes foram divididos em pequenos grupos e ali puderam praticar o conhecimento adquirido utilizando-se de casos disponibilizados pela tutora.

Curso

O curso é ministrado com base em material pedagógico elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e disponibilizado pela Escola de Mediação da 2ª Região aos participantes. O curso está sendo realizado no período de um ano e seis meses, considerado desde o início da Parte Teórica até o final da Parte Prática.

A Parte Teórica do curso tem formato híbrido, composta de AVA (ambiente virtual de aprendizagem), na plataforma Moodle, aulas presenciais (sede da Escola – Rua do Acre, 80 ou na Av. Almirante Barroso, 78 – Centro – RJ) e através da plataforma Zoom, totalizando 54 (cinquenta e quatro) horas.

Já a parte prática do curso corresponde ao estágio supervisionado, com duração de 60 (sessenta) horas,mediante a participação em audiências reais. O estágio supervisionado consiste em atividades nas funções de observador, comediador e mediador.

O certificado de mediador será expedido pelo sistema ConciliaJud após a conclusão, com aproveitamento, (das etapas teórica e prática) do curso junto à Escola de Mediação – NPSC2.

 

Participantes do Curso de Formação de Mediadores Judiciais posam no Auditório do TRF2
Participantes do Curso de Formação de Mediadores Judiciais
Compartilhar: