O fomento à pesquisa nos arquivos, bibliotecas e museus do Poder Judiciário é tema de conferência no 2º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário

Publicado em 17/10/2013

        O TRF2 e o CCJF promovem, até o dia 18 de outubro de 2013, no auditório do CCJF (av. Rio Branco nº 241, Cinelândia), o 2º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário. O objetivo do Seminário é promover o intercâmbio de experiências entre os museus e centros de memória vinculados ao Poder Judiciário no Brasil, de forma a estimular a implantação de ações sistêmicas e de colaboração mútua no que diz respeito à preservação e à promoção da memória/história do Judiciário brasileiro.
        Na manhã do dia 17, a diretora executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Janaina Lima Penalva da Silva, palestrou sobre o “Fomento à pesquisa nos arquivos, bibliotecas e museus do Poder Judiciário”. A presidência da mesa ficou a cargo de Ronald Krüger Rodor (Juiz Federal da 2ª Vara Federal Criminal de Vitória/ES e membro da comissão de memória da Justiça Federal da 2ª Região). Em seguida, foram formados grupos de debates (encontros de grupos de participantes, com no máximo 20 integrantes, para a discussão de temas gerais apresentados no início dos trabalhos do Seminário, com um coordenador-responsável – que ficará encarregado de levar as discussões à Plenária Final).
        Na parte da tarde, ainda está prevista a participação do Secretário-Geral Adjunto do CNJ e Juiz Auxiliar da Presidência do CNJ, Marivaldo Dantas de Araújo, que abordará o tema “Rede de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário: avanços e desafios”. O presidente da Mesa será Carlos Guilherme Francovich Lugones (Juiz Federal Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro e presidente da comissão de memória da Justiça Federal da 2ª Região).
        Em seguida, haverá a realização de uma Plenária Final, com a apresentação dos coordenadores dos Círculos e Debates Livres e aprovação do documento final do Seminário, e a entrega de certificados para os participantes do encontro.
        Por fim, a manhã do dia 18 está reservada para a realização de visita aos museus e centros de memória da cidade do Rio de Janeiro.
 
Eixos temáticos
 
        O 2º Seminário compreende quatro eixos temáticos principais: a construção de redes/sistemas de relacionamento; a identificação e o tratamento dos acervos; a difusão dos trabalhos de preservação da memória do Judiciário brasileiro e a avaliação das ações desenvolvidas a partir das recomendações do 1º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário, realizado em agosto de 2012, de forma a permitir um diagnóstico mais preciso sobre os temas que avançaram, bem como as pendências apontadas.
        Durante o evento serão ministradas, por especialistas da área, oficinas temáticas abordando os temas: “Digitalização de acervos bibliográficos e documentais”, “Conservação preventiva de acervos bibliográficos e documentais” e “Normas de descrição arquivística”. Haverá grupos de debates. Parte da programação é dedicada à apresentação de painéis, onde os participantes selecionados terão 15 minutos para apresentar projetos que tenham sido desenvolvidos em suas instituições de trabalho e que estejam alinhados com o tema do seminário.
        A Comissão Organizadora do 2º Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário está a cargo da diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação (SED) do TRF2, Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer e do diretor executivo do CCJF, Cícero Antônio Fonseca de Almeida.
        A programação encontra-se disponível no sítio https://www10.trf2.jus.br/eventos/. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.gov.br, pelo e-mail ccjf@trf2.jus.br ou pelos telefones (021) 3261-2566/2551.
 
web-logo-memoria
Compartilhar: