Órgão Especial do TRF2 homenageia desembargador federal Ivan Athié em sua última participação antes da aposentadoria

Publicado em 04/05/2023

O Órgão Especial do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) prestou homenagem nesta quinta-feira, 4 de maio, ao desembargador federal Ivan Athiê, que se aposenta após quase quatro décadas de exercício da magistratura.

O presidente da Corte, desembargador federal Guilherme Calmon, que conduziu a sessão, foi o primeiro a dirigir palavras de agradecimento ao colega: “Vossa Excelência fará muita falta em nossa instituição e neste órgão julgador, para os quais tanto contribuiu com importantes reflexões, e por tantos anos, não só nas questões judiciais, mas também naquelas atinentes à gestão administrativa. Em nome dos nossos pares, quero registrar nossa gratidão e nosso desejo de que sua nova fase de vida seja repleta de saúde e realizações”, declarou o presidente.

Na sequência, discursaram o representante do Ministério Público Federal, o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República na 2ª Região Arthur Gueiros, e os demais componentes do órgão especial, como a desembargadora federal Simone Schreiber, que integra, com o homenageado, a Primeira Turma Especializada. Em seu tributo, a magistrada ressaltou o pensamento progressista do companheiro de toga, sendo um “renovador da jurisprudência” com teses somente mais tarde reconhecidas amplamente no Judiciário.

A fala final coube ao próprio Ivan Athié, que fez uma breve recapitulação do seu percurso profissional e de vida e agradeceu pelas palavras e votos de êxito em sua nova etapa pessoal: “Vou embora tranquilo. A vida segue. Levo ensinamentos preciosos daqui e dos amigos que fiz no caminho”, concluiu Ivan Athié.

 

Órgão Especial do TRF2 prestou homenagem ao desembargador federal Ivan Athiê (sexto a partir da esquerda)

 

Antonio Ivan Athié

Paulista de Piracicaba, onde iniciou sua vida profissional como advogado em 1974, Antonio Ivan Athié ingressou no serviço público em 1981, após aprovação para o cargo de procurador da República. Iniciou sua atuação na SubProcuradoria Geral da República e, posteriormente, na Procuradoria da República no Distrito Federal.

Na magistratura federal, ingressou aprovado por concurso em 1984, exercendo a atividade inicialmente na Seção Judiciária no Estado de Rondônia, até janeiro de 1988. Foi Diretor do Foro das Seções Judiciárias de Rondônia e do Acre.

Em 1987, respondeu cumulativamente também pela Seção Judiciária do Estado do Acre, em Vara Únicas. Atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia de setembro de 1984 a janeiro de 1988.

A partir de fevereiro de 1988 assumiu a titularidade da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária do Espírito Santo, onde também exerceu o cargo de diretor do Foro, por duas ocasiões. Foi juiz do TRE do Espírito Santo por dois biênios intercalados.

Em 31 de outubro de 2000, foi alçado ao cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, em vaga deixada com a aposentadoria da desembargadora federal Tanyra Vargas de Almeida Magalhães.

Compartilhar: