Plenário do TRF2 faz homenagem à posse de Marcus Abraham na Corte

Publicado em 03/12/2012

          Com uma concorrida sessão plenária, o TRF2 prestou homenagem, na tarde de segunda-feira, 3 de dezembro, à posse do seu mais novo integrante, o desembargador federal Marcus Abraham. O magistrado veste a toga na Corte desde o dia 10 de outubro, quando assumiu a vaga destinada ao quinto constitucional deixada por Francisco Pizzolante,  que faleceu em 2009.
           Durante a cerimônia, ao falar de seu trajeto profissional, iniciada com oito anos de exercício de advocacia privada e mais doze na área pública, como procurador da Fazenda Nacional, Marcus Abraham destacou que esses papéis institucionais – o de advogado e o de magistrado – são diferentes, mas, sob muitos aspectos, complementares: “O advogado é o propulsor do processo, que defende,  apaixonadamente, suas teses. Mas não basta ter razão…é preciso encontrar quem a entenda e a conceda. Essa é a função do juiz”. Para o novo desembargador, essencialmente, o juiz não defende parte alguma, autor ou réu, mas somente “a justiça, como valor e ideal”.
           A solenidade foi conduzida pela presidente do Tribunal, desembargadora federal Maria Helena Cisne, e foi prestigiada por um grande número de autoridades, ex-colegas da advocacia, amigos e parentes do empossado. Na mesa, além dos componentes do Plenário, tiveram assento o presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, o procurador chefe da Procuradoria Regional da República na Segunda Região, Nívio Freitas da Silva Filho, o subprocurador geral do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Espínola, e o advogado Fernando Fragoso, presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros.
           A saudação ao mais novo membro do TRF2 ficou a cargo do desembargador federal Messod Azulay. Também discursaram, na homenagem, Nívio Freitas da Silva Filho, a advogada Fernanda Lara Tortima, o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil Luiz Claudio Allemand, e Maria Helena Cisne.
         Marcus Abraham é professor de Direito Financeiro da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde obteve o título de doutor em Direito Público, em 2005. O magistrado é também  mestre em Direito Tributário pela Universidade Cândido Mendes (2000).
Marcus Abraham (terceiro de pé, a partir da esquerda) lê o juramento solene para Maria Helena Cisne
Marcus Abraham (terceiro de pé, a partir da esquerda) lê o juramento solene para Maria Helena Cisne     
 
Compartilhar: