Presidente do CJF abre Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal*

Publicado em 08/04/2021

O presidente do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, abriu oficialmente hoje (8/4) os trabalhos da 4ª edição do Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação da Justiça Federal (Enastic JF). O evento, realizado pelo CJF em parceria com o Judiciário Exponencial, é 100% on-line e gratuito.

Precedido pelas boas-vindas do advogado, ativista e idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, o ministro Humberto Martins destacou a importância dos desafios e dos impactos da tecnologia para o Poder Judiciário contemporâneo. “É necessário encarar as novas tecnologias como meio de aprimoramento da prestação jurisdicional e como instrumento de aproximação com as pessoas”, ressaltou o ministro.

Humberto Martins discorreu sobre como os recursos tecnológicos tornaram possível a manutenção da estrutura de atendimento e de tramitação dos processos judiciais durante a pandemia do novo coronavírus, e sobre como a utilização das ferramentas digitais podem tornar o Judiciário mais rápido e eficiente, afirmando que “é preciso estar atento aos impactos das novas tecnologias na prestação jurisdicional, de forma a conseguir extrair o máximo possível das facilidades e utilidades desses recursos”.

Por outro lado, o presidente do CJF salientou que uma parte da população ainda enfrenta dificuldade no acesso aos meios tecnológicos e, por isso, qualquer ferramenta digital adotada pela Justiça Federal deve também ser analisada além de seus aspectos técnicos. “Precisamos ter em mente as carências e necessidades de nossa população, e deixar as portas do Judiciário abertas àqueles que, por questões sociais, geográficas ou até educacionais, não conseguem fazer uso dessas ferramentas”, observou o magistrado.

Primeiros debates

Com foco no tema “Os desafios da transformação digital para 2021”, o idealizador do Judiciário Exponencial, Ademir Piccoli, falou sobre as mudanças que a evolução tecnológica trouxe à sociedade e às instituições. “Mais do que nunca as organizações estão preocupadas com a digitalização. Os esforços da jornada de transformação digital são cada vez mais crescentes”, disse ele.

Já o co-founder e CEO do Experience Club, plataforma de conteúdo e networking corporativo, Ricardo Natale, elencou as tendências digitais para 2021, tais como o trabalho remoto, a mudança no modelo tradicional do mercado e a implantação e ampliação de um sistema educacional e do sistema de saúde, de forma híbrida, on-line e off-line.

Para o CEO, os ambientes digitais são inevitáveis e as mudanças tecnológicas vão transformar os hábitos da sociedade. “O modelo de contratação e de mensuração da produtividade dos profissionais, já estão se modificando. Não importa qual o seu setor, você tem quem investir em tecnologia e contratar empresas especialistas”, afirmou Natale.

Enastic JF

Durante os dois dias de intensos debates, os participantes estarão imersos em um ambiente de interação em 3D, com representantes da Justiça Federal, especialistas do mercado, do meio acadêmico e profissionais da indústria criativa.

Saiba mais sobre o evento e sua programação no site do Enastic JF.

*Fonte: CJF

Compartilhar: