Presidente do STJ palestra sobre as “Perspectivas da Justiça Federal” na SJES

Publicado em 10/05/2019

Juíza Federal Cristiane Chmatalik foi reconduzida à Direção do Foro no Biênio 2019-2021

 

Na última sexta-feira (10/5), a Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), com o apoio do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) e da Escola de Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf), promoveu, na sede da SJES, em Vitória, a palestra “Perspectivas da Justiça Federal”, realizada pelo Presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), Ministro João Otávio de Noronha.

Inicialmente, o ministro discorreu sobre a história da Justiça Federal e destacou a sua importância no Poder Judiciário, “devido às causas importantes que ela vem julgando no Brasil todo, sobretudo nas localidades mais longínquas”, lembrou. A partir de 1988 – continuou -, “a Justiça Federal cresceu e se reestruturou em Regiões para atender melhor a população, para atender melhor as necessidades da Federação Brasileira”, destacou.

No entanto, o Ministro defendeu a necessidade de se rever a estrutura da Justiça Federal. “Os Tribunais Regionais Federais estão pequenos ante a demanda, graças à intensa interiorização da Justiça Federal de Primeiro Grau. Temos que rever a malha da Justiça Federal. Temos que ter coragem e determinação para redefinir as Varas Federais, tendo em conta a demanda, a realidade social, econômica e populacional de cada Região, visando dar um choque de gestão, utilizando, inclusive, novas tecnologias, como a de inteligência artificial, buscando sempre a melhoria contínua da qualidade na prestação jurisdicional”, defendeu.

Em seguida, às 15h, foi realizada a Solenidade em Homenagem à Recondução e à Posse dos Dirigentes da SJES para Gestão no Biênio 2019-2021. A Juíza Federal Cristiane Conde Chmatalik foi reconduzida à Direção do Foro e os Juízes Federais Rogério Moreira Alves e Américo Bedê Freire Junior tomaram posse, respectivamente, no cargo de Vice-Diretor e Substituto Eventual.

Neste segundo evento, a Presidência da Mesa Diretora ficou a cargo do Presidente do TRF2, Desembargador Federal Reis Frid. A Mesa também foi composta pelo Presidente do STJ e do CJF, Ministro João Otávio de Noronha, pelo Ministro do STJ Benedito Gonçalves, pelos Presidentes do Tribunal de Justiça do ES, Desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama, e do Tribunal Regional Eleitoral, Desembargador Annibal Rezende Lima, pelo Corregedor Regional da 2ª Região, Desembargador Federal Luiz Paulo da Silva Araújo Filho, pelo Procurador-Chefe do Ministério Público Federal no ES, Paulo Augusto Guaresqui, e pelo Secretário Geral da OAB-ES, Marcus Felipe Botelho Pereira.

Também prestigiaram os evento os Desembargadores Federais Ivan Athié, Sérgio Schwaitzer, André Fontes, Luiz Antonio Soares, Ferreira Neves, Theophilo Antonio Miguel Filho e Antonio Cruz Netto, o Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Juiz Federal Fernando Mattos, o Corregedor Geral da Justiça, o Senador da República Fabiano Contarato, o Desembargador Samuel Meira Brasil Júnior, o Diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), Juiz Federal Osair Victor de Oliveira Junior, o Secretário de Estado de Justiça, Luis Carlos de Carvalho Cruz, o Defensor Público-Chefe da União, Eduardo José Teixeira de Oliveira, o Superintendente de Polícia Federal no ES, Delegado Jairo Souza da Silva, o Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal, Inspetor Amarílio Luiz Boni, representantes de Associações de Juízes Federais Ajufe e Ajuferjes, Flávio Lucas e Renato Pessanha, entre outras autoridades.

Em seu discurso, Cristiane Conde Chmatalik agradeceu a presença das autoridades presentes e reiterou a necessidade de integração entre os vários órgãos dos Três Poderes para o fortalecimento das instituições. “Não podemos resolver os problemas de forma isolada. Temos que nos reunir, de preferência, através da inovação – que continuará sendo um dos pilares da minha administração: a questão da tecnologia da informação, com o business intelligence e com os novos métodos de se enxergarem soluções práticas para a Administração Pública”.

É muito importante privilegiar a Gestão Estratégica – continuou. “Precisamos capacitar nossas lideranças para avançar cada vez mais. E por fim, agradeço ao Presidente do TRF2, Desembargador Federal Reis Frid, pela confiança ao me reconduzir por mais um biênio. Comprometo-me a honrar essa confiança e trabalhar para solidificar a imagem da Justiça Federal como uma Justiça colaborativa, preocupada com o cidadão e ciente de seu papel jurisdicional”, destacou.

A partir da esquerda: Theophilo Miguel, Ivan Athié, Cristiane Chmatalik, Luiz Paulo Araújo e Ferreira Neves
Compartilhar: