Presidente do TRF2 prestigia aniversário de 86 anos do DECEx

Publicado em 24/07/2023

O presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, prestigiou, na tarde de 24 de julho, no salão Nobre do Palácio Duque de Caxias, no centro do Rio, solenidade em comemoração ao 86º aniversário de criação do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx). Na ocasião, o magistrado foi recepcionado pelo chefe do DECEx, General de Exército Richard Fernandez Nunes.

 

Desembargador federal Guilherme Calmon foi recepcionado pelo General de Exército Richard Fernandez Nunes

 

Assista a Solenidade do 86º Aniversário do DECEx acessando o canal DECEx – Exército Brasileiro no YouTube.

DECEx

Histórico

O Departamento de Educação e Cultura do Exército é o Órgão de Direção Setorial que orienta e coordena: as atividades educacionais nas Linhas de Ensino Militar Bélico, de Saúde e Complementar dos Órgãos que lhe são subordinados e das demais organizações militares designadas; as atividades dos graus de ensino preparatório e assistencial, realizadas pelos Colégios Militares e Fundação Osório; e as atividades culturais, de educação física e desporto no âmbito do Exército. É pelo DECEx que o passado, o presente e o futuro se fundem na busca permanente de um Exército moderno e compatível com a estatura estratégica do Brasil no contexto global.

As suas origens remontam ao ano de 1915, com a criação da Inspetoria do Ensino Militar, momento em que ocorria a primeira sistematização do ensino no âmbito do Exército. Entretanto, considerando a sua história institucional, o seu primeiro elemento formador foi a Inspetoria Geral de Ensino, no alvorecer de 1937.

Desde então, sua denominação foi alterada para Diretoria de Ensino do Exército, Diretoria-Geral de Ensino e Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP), nos anos de 1943, 1952 e 1970, respectivamente. Ainda instalado em Brasília, o DEP recebeu também a incumbência de enquadrar e aperfeiçoar as atividades ligadas à pesquisa. Já em 1996, o DEP muda a sua sede para a cidade do Rio de Janeiro.

No ano de 2008, sua designação foi alterada para Departamento de Educação e Cultura do Exército. Mais do que uma troca de denominação, esta reorganização foi uma mudança filosófica e conceitual, quando o processo educacional e cultural se tornou o núcleo de um sistema de primeira grandeza no Exército Brasileiro.

O Departamento, portanto, cumpre sua nobre missão de formar e capacitar os recursos humanos da Força Terrestre para os desafios da nossa era, de acelerada evolução tecnológica e de ameaças inéditas e imprevisíveis. Para tanto, organiza-se em Diretoria de Educação Superior Militar (DESMil); Diretoria de Educação Técnica Militar (DETMil); Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA); Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx).

Nos últimos anos, o DECEx tem conduzido várias ações, programas e projetos nas diversas áreas da dimensão humana da Instituição, no intuito de preservar e difundir os seus valores, aprimorar a formação de nossos recursos humanos e aumentar, ainda mais, a eficiência de nosso sistema educacional.

Missão

O Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), Órgão de Direção Setorial do Comando do Exército, tem por missão planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades relativas à educação, à cultura, à educação física, aos desportos e à pesquisa científica nas áreas de defesa, ciências militares, doutrina e pessoal, excluídas as atividades de ensino voltadas para a Instrução Militar e para a Ciência, Tecnologia e Inovação.

*Com informações do DECEx

Compartilhar: