Presidente do TRF2 recebe visita de ministra conselheira para assuntos consulares e vice-cônsul da Embaixada dos EUA

Publicado em 09/11/2023

Nesta quinta-feira, 9 de novembro, o presidente do Tribunal Regional Federal da Segunda Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, recebeu, no Gabinete da Presidência, visita institucional de Kimberly Kelly, ministra conselheira para assuntos consulares, e Lindsey Bowman, vice-cônsul da Embaixada dos Estados Unidos da América.

 

 

Durante a visita de cortesia, foram abordados temas relacionados à atuação dos juízes de enlace para a Convenção da Haia de 1980 sobre subtração internacional de crianças, grupo do qual o Guilherme Calmon é o coordenador no Brasil. O magistrado exerce essa função desde agosto de 2021, por nomeação do Supremo Tribunal Federal. No encontro com as diplomatas, foram discutidas questões sobre as diretrizes gerais dos processos envolvendo litígios sobre o tema.

Segundo dados da Autoridade Central Administrativa Federal (ACAF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o Poder Executivo brasileiro registra um caso de sequestro internacional de criança a cada três dias, sendo 56% pedidos de devolução feitos por outros países ao Brasil.

 

Compartilhar: