Presidente e desembargador do TRF2 são condecorados com a “Ordem do Mérito Aeronáutico”

Publicado em 23/10/2019

O presidente do Tribunal Regional Federal – 2ª Região (TRF2), desembargador federal Reis Friede, foi agraciado na quarta-feira, 23/10, com a comenda “Ordem do Mérito Aeronáutico”, no grau “Grande Oficial”. A condecoração foi entregue em solenidade comemorativa do Dia do Aviador, que celebra o aniversário do primeiro voo realizado por Alberto Santos Dumont, no controle da aeronave 14-Bis, em 1906, em Paris.

 

Solenidade Militar Alusiva ao Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira

 

O evento teve lugar na Ala 11, denominação atual da antiga Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro. Na data, também recebeu a medalha e o diploma que compõem a homenagem o desembargador federal Alcides Martins Ribeiro Filho, presidente da Quinta Turma Especializada do TRF2. Alcides Martins Ribeiro Filho foi condecorado no grau “Oficial”.

A Ordem do Mérito Aeronáutico é destinada a premiar militares, civis e instituições, em reconhecimento por “assinalados serviços prestados à Aeronáutica”, nos termos do Decreto-lei n° 5.961, de 1º de novembro de 1943, que instituiu a honraria.

A cerimônia de aposição das comendas foi prestigiada por representantes dos Três Poderes e contou, na tribuna de honra, com as presenças, dentre outras autoridades, do comandante da Ala 11, brigadeiro do ar Fernando César da Costa e Silva Braga, e do diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tenente-brigadeiro do ar Jeferson Domingues de Freitas.

A cerimônia teve início com a leitura da ordem do dia, na qual foi transmitida mensagem do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, que saudou os agraciados, enaltecendo a sua capacidade de realização e empenho em agir em favor do progresso da sociedade e do país.

Fazendo referência aos feitos de Santos Dumont, o chefe da Aeronáutica afirmou que o mesmo senso cívico anima os que receberam a comenda: “A liberdade para sonhar está ao alcance de todos. Todavia, o poder de transformar sonhos em algo concreto limita-se àqueles que acreditam em suas potencialidades e que jamais se rendem às investidas do desânimo, vivendo esse ideal no dia a dia”, ressaltou.

Compartilhar: