Seminário “Filosofia & Direito” abre as comemorações do ‘Mês do Servidor’ no Espírito Santo

Publicado em 15/09/2010

Fonte: SJES
 

          Estão abertas as inscrições para o 1º Seminário da Justiça Federal “Filosofia & Direito”, que acontece nos dias 4, 21 e 26 de outubro, a partir das 16h30, no auditório da Seção Judiciária do Espírito Santo (Rua São Francisco, 52,
Cidade Alta, Vitória).
         O seminário faz parte das comemorações do ‘Mês do Servidor’ e contará com a presença de renomados professores, como Fernando Rodrigues, da UFRJ, que falará sobre “Ética do Bem e Ética do Dever”; João Maurício Adeodato, da UFPE, que exporá o tema “Retórica e Direito”; Márcio de Paiva, que ministrará palestra sobre “Ética – Desafios Atuais”; e Aquiles Côrtes Guimarães, UFRJ, que tratará do tema “Fenomenologia, Direito e Técnica”.
          O primeiro dia do evento (04/10) também marcará o lançamento do livro “Poder Normativo da Administração Pública: Limites e Controle”, de autoria do diretor do foro da JFES, juiz federal Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha, que fala sobre o tema de sua obra na palestra “O Poder Normativo da Administração Pública”.
         O evento é gratuito e aberto ao público, mas as vagas são limitadas. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail secom@jfes.jus.br. O interessado deve informar nome e telefone de contato.

 Saiba mais.
 
Dia 04 de outubro:

“Ética do Bem e Ética do Dever”

Conceito dos termos Ética e Moral

Elementos caracterizadores do chamado fenômeno da moral;

Concepção ampla de Ética

Modelos de Ética

Plausibilidade dos modelos de Ética do dever

Fernando Rodrigues – doutorado em Filosofia pela Universitat Konstanz (1990), pós-doutorado pela Université de Paris X, Nanterre (1994) , pós-doutorado pela Universitat Konstanz (1998) e pós-doutorado pela Universität Konstanz (2001) . Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro

“O Poder Normativo da Administração Pública”

Ricarlos Almagro Vitoriano Cunha – mestre em Direito pela UGF-RJ (2002) e doutorando em Direito pela PUC-Minas. Foi capitão bombeiro-militar (CBMERJ) e Procurador Federal (INSS). Autalmente é juiz federal, titular da 2ª Vara Federal de Execuções Fiscais de Vitória-ES e diretor do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo.
 

Dia 21 de outubro:

“Retórica e Direito”

João Maurício Adeodato – graduado pela Faculdade de Direito do Recife (1977), tem mestrado (1980) e doutorado (1986) pela Faculdade de Direito da USP e pós-doutorado na Universidade de Mainz pela Fundação Alexander von Humboldt (1988-1989).

“Ética – Desafios Atuais”

A questão epistemológica em torno do que seja a Ética

A crise de fundamentação da atualidade e os desafios contemporâneos

Márcio de Paiva – mestre em Filosofia pela Pontifivia Università Gregoriana (1996) e doutorado em Filosofia pela Pontificia Università Gregoriana (1998) . Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e Avaliador do Ministério da Educação.

Dia 26 de outubro:

“Fenomenologia, Direito e Técnica”

A crítica fenomenológica ao positivismo

A idealização do mundo pelas ciências

Objeto, essência e significados

Objeto jurídico e objeto técnico.

A força normativa da técnica

Juridicidade, valor e técnica

Aquiles Côrtes Guimarães – possui graduação em Direito pela Universidade Federal Fluminense (1967) , graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1967) , mestrado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (1982) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Professor da Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Compartilhar: