Sessão de julgamento do CJF é marcada por despedidas e posses de membros*

Publicado em 20/03/2024

A reunião foi realizada na segunda-feira (18/3), na sede do Conselho, em Brasília (DF)

A sessão ordinária de julgamento do Conselho da Justiça Federal (CJF) realizada na segunda-feira (18/3), na sede do Órgão, em Brasília (DF), foi marcada por mudanças na composição do Pleno, com posses e despedidas de membros. A reunião foi presidida pelo vice-presidente do CJF, ministro Og Fernandes, e contou com transmissão ao vivo pelo canal do CJF no YouTube.

O Colegiado se despediu do ministro Sérgio Kukina, em razão do término do mandato dele como membro efetivo, e do desembargador José Amilcar Machado, que deixará a presidência do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) em abril. Na mesma ocasião, foram empossados os ministros Gurgel de Faria, como membro efetivo, e Joel Paciornik, como membro suplente. A sessão também foi a primeira com a participação do desembargador federal Carlos Muta, que assumiu a presidência do TRF da 3ª Região (TRF3) em 1º de março.

 

Foto da composição do Pleno do CJF. A sessão ordinária de julgamento do CJF foi realizada em 18/3, na sede do Órgão, em Brasília (DF).
A sessão ordinária de julgamento do CJF foi realizada em 18/3, na sede do Órgão, em Brasília (DF)

 

Despedidas

Os conselheiros que deixaram de integrar o CJF foram homenageados pelo ministro Og Fernandes, que registrou sua admiração pelos colegas e parabenizou o qualificado trabalho desempenhado pelos magistrados no Pleno.

“Cada um contribuiu, de forma única, para as soluções alcançadas em prol da Justiça Federal, no tempo em que estiveram aqui. São magistrados excelentes e comprometidos com a missão do Poder Judiciário brasileiro. Os colegas servem de exemplo para uma nova geração de juízes e magistrados brasileiros, de modo que o currículo de ambos é uma história de vida exemplar. Sorte e sucesso nos próximos caminhos”, desejou o ministro Og.

Em seguida, o Colegiado agraciou o ministro Sérgio Kukina e o desembargador José Amilcar Machado com uma placa de homenagem pela reconhecida dedicação à magistratura, pela atuação no fortalecimento da Justiça Federal e pela perseverança no aprimoramento de um Poder Judiciário justo, igualitário e efetivo.

O ministro Kukina agradeceu os cumprimentos recebidos e expressou sua gratidão pelos dois anos de convívio no Pleno: “Foi um privilégio ter assento neste Conselho e poder conhecer um pouco mais os meandros, as demandas e a realidade por detrás da atuação desse ramo tão importante da Justiça nacional, que é imprescindível para o exercício e a concretização da cidadania.”

O desembargador José Amilcar afirmou ter sido uma alegria, uma honra e um privilégio ter participado do CJF. “Aqui convivi com magistrados exemplares e penso que todos nós temos de colaborar, é um dever. Agradeço, imensamente, a todos os conselheiros, ministros, colegas, presidentes e a Vossa Excelência, ministro Og Fernandes, o meu fraternal abraço”, sintetizou.

Novos membros

O ministro Og Fernandes também exaltou a qualificada trajetória profissional e acadêmica dos novos conselheiros e lhes desejou êxito em seus mandatos no CJF: “São magistrados reconhecidos por sua competência e compromisso com a jurisdição, com participação ativa nos trabalhos e projetos dos respectivos tribunais, além de terem permanente atualização acadêmica. Todos são, nesse último segmento, experts.”

Em sua primeira manifestação no Colegiado, o ministro Gurgel de Faria agradeceu a “acolhida carinhosa” e expressou a satisfação em retornar ao CJF, depois de compor o Pleno durante o biênio 2009-2011 na condição de presidente do TRF da 5ª Região (TRF5): “É uma alegria estar reencontrando todos aqui. Podem ter certeza de que, junto com os demais conselheiros e as entidades que fazem parte do CJF, trabalharemos em prol de aperfeiçoar a nossa instituição, que é a Justiça Federal.”

O ministro Joel Paciornik agradeceu as palavras de saudação e falou sobre a honra de passar a compor o Colegiado: “Esse momento, para mim, é motivo de muita honra e emoção porque, depois de 32 anos de Justiça Federal, passo hoje a compor o CJF, este Órgão central de políticas públicas da Justiça Federal, com atuação tão importante. Agradeço a todos pela acolhida.”

Já o desembargador federal Carlos Muta afirmou seu compromisso em contribuir com o Pleno, saudou a vinda dos ministros Gurgel de Faria e Joel Paciornik e concentrou seu discurso na despedida do ministro Sérgio Kukina e do desembargador Amilcar Machado: “Os dois magistrados nos deixam muitas lições de direito e de Justiça, que todos nós, certamente, lembraremos em nossas trajetórias profissionais de vida.”

*Fonte: CJF

Compartilhar: