SJRJ: Cesol celebra doze anos de existência em evento que reuniu magistrados e servidores*

Publicado em 06/07/2023

Criado em 2011 com a finalidade de coordenar audiências e mutirões de conciliação, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CESOL/SJRJ) completa 12 anos em 2023. Para celebrar a data, foi realizado, no dia 4/7, no Fórum da Av. Rio Branco, evento de comemoração e inauguração da Sala de Mediação Humanizada do CESOL.

Estiveram presentes ao encontro o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, o diretor do Foro da SJRJ, dr. Eduardo André Fernandes, a juíza coordenadora do CESOL, dra. Karina de Oliveira e Silva, as juízas federais em auxílio ao Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), dra. Aline Alves Miranda Araújo e dra. Cristiane Conde Chmatalik, o juiz federal auxiliar da Corregedoria, dr. Dario Ribeiro Machado Junior, o juiz federal auxiliar da Presidência, dr. Alfredo Jara Moura, e a juíza federal Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa, dra. Bianca Stamato Fernandes, além de diretores administrativos e demais servidores.

 

Foto posada de Bianca Stamato Fernandes, Dario Ribeiro Machado Junior, Alfredo Jara Moura, Aline Alves Miranda Araújo, Cristiane Conde Chmatalik, Eduardo André Fernandes, Karina de Oliveira e Silva e Guilherme Calmon.
A partir da esquerda: Bianca Stamato Fernandes, Dario Ribeiro Machado Junior, Alfredo Jara Moura, Aline Alves Miranda Araújo, Cristiane Conde Chmatalik, Eduardo André Fernandes, Karina de Oliveira e Silva e Guilherme Calmon

 

Dando início à solenidade, dra. Karina de Oliveira e Silva falou sobre a importância da Sala Humanizada e do trabalho dos servidores do CESOL. “Estamos hoje aqui celebrando a conciliação. Trata-se de uma atividade de incentivo ao acordo e ao respeito mútuo. A Sala Humanizada foi pensada como um espaço de acolhimento e diálogo para pais e crianças que figurem em casos de sequestro internacional de menores. Não posso deixar de agradecer imensamente aos servidores e estagiários do CESOL, que considero a alma e o coração desse lugar. Sem essas pessoas, não seria possível alcançar resultados tão maravilhosos”, afirmou.

Em seguida, o diretor do Foro da JFRJ, dr. Eduardo André Fernandes, destacou a função agregadora da conciliação. “A conciliação mostra a face mais agregadora da Justiça, o lado mais pacifico onde as partes têm mais responsabilidade sobre seus destinos. Nossa função também é a de tentar educar juridicamente a população e, com a conciliação, conseguimos fazer isso com mais facilidade, pois a parte se sente mais acolhida”, disse.

Dando sequência ao evento, o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, falou sobre os resultados positivos do trabalho do CESOL. “É de grande importância estarmos aqui celebrando os doze anos do Centro e abrindo outro espaço que vai permitir atividades ligadas à solução consensual de conflitos, como a mediação nos casos de subtração internacional de crianças. No início, enfrentamos resistência para estruturamos os núcleos e centros de conciliação e, agora, doze anos depois, chegamos à conclusão de que os resultados são excelentes. Apostamos em algo que no início suscitou dúvidas e indagações, mas a aposta foi acertada. O CESOL já faz parte da história e da memória institucional da Justiça Federal da 2ª Região. Ao longo desse período, foram realizados vários mutirões relativos à conciliação com resultados muito expressivos. Porém, por trás dos números tivemos pessoas cujos casos foram tratados com acolhimento. Isso faz com que as pessoas sintam que a Justiça não é mera abstração, mas algo que existe para servi-las”, falou.

Ao final da cerimônia, os magistrados inauguraram a Sala de Mediação Humanizada.

*Fonte: SJRJ

Compartilhar: