SJRJ inaugura três varas e um juizado especial federal*

Publicado em 25/03/2013

        A Justiça Federal do Rio de Janeiro conta com mais três varas de execução fiscal e um juizado especializado em matéria previdenciária.
        A solenidade de inauguração ocorreu no dia 20 de março, no Foro Desembargadora Federal Marilena Franco. Foram instaladas a 10ª, 11ª e 12ª Varas Federais de Execução Fiscal, além do 11º Juizado Especial Federal.
        Durante a cerimônia, o desembargador federal Guilherme Calmon, coordenador dos Juizados Especiais Federais na 2ª Região, representando a presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região , desembargadora federal Maria Helena Cisne, afirmou que “a instalação das varas e dos juizados decorre de estudos e levantamentos de dados realizados criteriosamente, de modo a tornar mais efetiva a prestação jurisdicional”. O magistrado aproveitou para exaltar o trabalho da presidente, declarando que poucas pessoas têm visão tão ampla da instituição quanto ela.
        A diretora da Seção Judiciária em exercício, juíza federal Paula Patrícia Provedel, declarou que o trabalho para a instalação das varas não é simples e que qualquer agradecimento é insuficiente, lembrando os esforços de magistrados e servidores para viabilizar o cronograma de instalação, determinado pelo Conselho da Justiça Federal, em cumprimento à Lei 12.011/2009.
        A Lei criou 230 novas unidades jurisdicionais em todo o país. Para a 2ª Região, que engloba os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o documento prevê a criação de vinte e cinco novas unidades judiciárias, entre varas e juizados especiais federais, que devem estar em funcionamento até 2014. Ficou a cargo do Rio de Janeiro instalar 24 unidades, em mais uma iniciativa para garantir o acesso da sociedade à Justiça.
        No próximo ano serão inaugurados mais cinco juizados especiais federais em Campo Grande, bairro que receberá o terceiro foro da JFRJ.
 
*Fonte: Assessoria de Imprensa da SJRJ
Compartilhar: