SJRJ: Turmas Recursais sediam reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no RJ*

Publicado em 21/08/2014

        As Turmas Recursais da Justiça Federal, da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, sediaram na última terça-feira, 19 de agosto de 2014, a 14ª reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no Rio de Janeiro (CETP-RJ), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos.
        O evento, que teve como anfitrião o presidente das Turmas Recursais, o juiz federal Dr. Wilson José Witzel, reuniu representantes do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo, do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante – Galeão, da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, da Defensoria Pública Geral do Estado do Rio de Janeiro, da Agência Brasileira de Inteligência e das ONG’s Pro Mundo e Planet Finance/Gerando Vida.
        Na ocasião, os participantes debateram as diretrizes do Plano Estadual de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas, cuja data de lançamento foi definida para 17 de novembro de 2014, a ser realizado no prédio do Fórum Criminal Desembargadora Marilena Soares Reis Franco, na Avenida Venezuela, nº 134, Saúde. Entre as propostas elaboradas, consta a montagem de oficinas e seminários informativos, cujas inscrições serão feitas pela internet. Neles, membros de órgãos como Defensoria Pública, Ministério Público, Polícia Federal, e outros, vão esclarecer dúvidas e levantar questões acerca do tráfico internacional de pessoas, tendo como público-alvo estudantes de todos os níveis de ensino (do fundamental ao superior). De modo pedagógico e informal, o intuito dos seminários é mobilizar a sociedade sobre a existência do referido comitê, debatendo questões como a melhoria do sistema de monitoramento das ações das entidades públicas em relação ao tráfico de pessoas, bem como a reinserção do mercado de trabalho das vítimas, entre outras.
        Durante o encontro, foram citados tópicos da Semana de Mobilização – Campanha Coração Azul e ao Programa Ação Integrada – Resgatando a Cidadania. A data da próxima reunião será no dia 18 de setembro de 2014, em local a ser definido.
 
*Fonte: Núcleo de Comunicação Social da SJRJ
Compartilhar: