Solenidade e entrevista com corregedor-geral da Justiça Federal marcam início do programa “TRF2 – 25 Anos”

Publicado em 26/08/2013

        O TRF2 realizou, no dia 26 de agosto, o primeiro evento da agenda de comemorações do jubileu de prata de sua criação, pela Constituição Federal de 1988. Na data, o ministro Arnaldo Lima, do Superior Tribunal de Justiça e atual corregedor-geral da Justiça Federal, foi entrevistado pelo desembargador federal Paulo Barata, coordenador do projeto “Pioneiros”, parte da programação comemorativa que visa ao registro da memória oral e documental dos magistrados e servidores responsáveis pela construção institucional.
         O programa “TRF2 – 25 Anos” foi criado pela Presidência da Corte em 2013, reunindo várias iniciativas, como, entre outras, o desenvolvimento de um site para divulgar a história da segunda instância da Justiça Federal sediada no Rio de Janeiro,  a criação de uma logomarca do jubileu e a formação de um acervo iconográfico e audiovisual.  Com relação ao “Pioneiros”, o objetivo é que os depoimentos reunidos sejam disponibilizados para pesquisa: “É essencial lembrar que a criação dos Tribunais Regionais Federais foi um marco importante na história do Judiciário brasileiro”, destacou o desembargador federal Sergio Schwaitzer, presidente do Tribunal, que abriu a solenidade de lançamento do programa “TRF2 – 25 Anos” e que, aliás, também completa em 2013 um jubileu de prata: em agosto de 1988 ele tomou posse como juiz federal, na Seção Judiciária de São Paulo. No mesmo ano, passou a atuar na Seção Judiciária fluminense.
        “Essas casas de justiça tiveram início quase sem estrutura e sem que houvesse qualquer experiência similar a nortear as ações das primeiras gestões. No Rio de Janeiro, não contávamos sequer com uma sede capaz de abrigar adequadamente as atividades judicantes e administrativas. É impressionante observar como foi possível fazer as coisas darem certo”, acrescentou Sergio Schwaitzer, para quem os primeiros  membros da Corte foram “desbravadores”.
 
Paulo Barata (à esquerda) e Arnaldo LIma lembram com bom humor dos primeiros anos do TRF2
Paulo Barata (à esquerda) e Arnaldo LIma lembram com bom humor dos primeiros anos do TRF2
Compartilhar: