Trabalhadores terceirizados lotam auditório para assistir curso sobre questões previdenciárias*

Publicado em 18/07/2016

*Núcleo de Comunicação Social/SJRJ

Setenta e quatro auxiliares de serviços gerais, que trabalham nas empresas contratadas que atuam no Foro da Justiça Federal, localizado na Avenida Rio Branco, na Sede Administrativa na Avenida Almirante Barroso e no CCJF compareceram nesta segunda-feira, dia 18 de julho, no auditório do Foro, à primeira aula do curso sobre questões previdenciárias. O diretor do Foro da JFRJ, juiz federal Renato Pessanha fez a abertura do evento, ressaltando a importância da colaboração desses trabalhadores para o funcionamento da instituição.

O curso faz parte do projeto “Justiça Federal: capacitação para cidadania”, iniciativa do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal –CAIJF-, órgão da Justiça Federal da 2ª Região, com apoio da Direção do Foro da JFRJ. A coordenação do evento é do juiz federal Vladimir Vitovsky.
Serão realizados dois cursos com a mesma temática. O primeiro teve início hoje e termina na próxima quarta-feira, dia 20 de julho, totalizando quatro horas-aula. O segundo será ministrado na próxima semana, dias 25 e 28, no auditório do Foro da Av. Venezuela, e será dirigido aos auxiliares de serviços gerais que trabalham nesse Foro e no TRF da 2ª Região.

O curso vai abordar a importância da contribuição para a Previdência Social, os benefícios mais comuns e seus requisitos, empréstimos consignados, FGTS, PIS, seguro desemprego, concessão de medicamentos especiais, internações e tratamento. Os participantes também vão se informar sobre estrutura e funcionamento da Seção Judiciária do Rio de Janeiro, mediação e conciliação, ações de cidadania, e competências da Justiça Federal.

As aulas serão ministradas pelos juízes federais Vladimir Vitovsky e pelos os servidores Iris de Faria, Luiz Henrique Costa, Josélia Reis (JFRJ) e Fernanda Morais (TRF). Todos estão atuando como voluntários.

Atendimento Itinerante

O Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal –CAIJF-, criado em 2012, faz parte, atualmente, da estrutura do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos da 2ª Região. O projeto tem realizado cursos e palestras na Cidade de Deus e no Complexo do Alemão. No início do mês, promoveu um curso para agentes comunitários no Foro Regional de Campo Grande.

Entre os objetivos do CAIF, destaca-se “a promoção, junto a comunidades hipossuficientes, de atividades pedagógicas voltadas à informação sobre direitos e desenvolvimento da cidadania plena, dentro da esfera de competência da Justiça Federal”. O Centro também visa à formação de redes e agentes multiplicadores, além do estímulo ao desenvolvimento de práticas autocompositivas e preventivas de litígios.

web

Compartilhar: