TRF2-25 anos: Desembargador federal Paulo Barata é entrevistado para o projeto “Pioneiros”

Publicado em 21/10/2013

        O desembargador federal aposentado Paulo Barata, integrante da primeira composição do TRF2 e presidente da Corte de 1991 a 1993, foi entrevistado na tarde do dia 21 de outubro, na Sala de Leitura do Centro Cultural Justiça Federal – CCJF, no Centro do Rio. O evento faz parte da primeira etapa do “Projeto Pioneiros”. A entrevista foi conduzida pela desembargadora aposentada e presidente do TRF2 de 1997 a 1999, Tania Heine. O projeto envolve ações para a preservação da memória documental e oral, com a gravação, em video, de entrevistas com os magistrados e servidores que já atuavam nos primóridos da Corte. A transcrição das falas será publicada em livro e o material audiovisual será disponibilizado para pesquisa.
 
Tania Heine e Paulo Barata conversam sobre os primeiros anos do TRF2
Tania Heine e Paulo Barata conversam sobre os primeiros anos do TRF2
 
        Já falaram para o projeto, o corregedor-geral da Justiça Federal, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Arnaldo Esteves Lima, que foi presidente do TRF2 de 2001 a 2003, o desembargador Agustinho Fernandes, a desembargadora Julieta Lunz (presidente do Tribunal de 1993 a 1995), a desembargadora Tania Heine (presidente da Corte de 1997 a 1999), o desembargador Clélio Erthal, o desembargador Valmir Peçanha (presidente do TRF2 de 2003 a 2005), o desembargador Frederico Gueiros (presidente do Tribunal de 2005 a 2007), além do desembargador Sérgio D'Andréa Ferreira.
        
TRF2-25 anos
 
        O programa “TRF2 – 25 Anos” foi criado pela Presidência da Corte em 2013, reunindo várias iniciativas, como, entre outras, o desenvolvimento de um site para divulgar a história da segunda instância da Justiça Federal sediada no Rio de Janeiro, a criação de uma logomarca do jubileu e a formação de um acervo iconográfico e audiovisual.  Com relação ao “Pioneiros”, o objetivo é que os depoimentos reunidos sejam disponibilizados para pesquisa: “É essencial lembrar que a criação dos Tribunais Regionais Federais foi um marco importante na história do Judiciário brasileiro”, destacou o desembargador federal Sergio Schwaitzer, presidente do Tribunal, na solenidade de lançamento do programa “TRF2 – 25 Anos”, ocorrida no dia 26 de agosto.
Compartilhar: