TRF2 apoia Campanha “24h pelo diabetes”, que ocorre no dia 25/11*

Publicado em 07/11/2023

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) apoia a Campanha “24h pelo Diabetes”, promovida e organizada pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cujo objetivo é o de alertar sobre essa doença que afeta milhões de pessoas, podendo causar cegueira se não forem tomados os cuidados necessários. Será uma campanha on-line de conscientização, que ocorrerá no último sábado de novembro (25), a partir das 9 horas, discorrendo sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce da retinopatia diabética.

A maratona virtual oferecerá conteúdo de qualidade para aqueles que convivem com a doença ou desejam entender melhor seus mecanismos e formas de prevenção, controle e tratamento. A sensibilização envolverá palestras, debates, entrevistas e reportagens. No entanto, o esforço acontecerá também fora das telas: até às últimas semanas de novembro, oftalmologistas de vários lugares do país, capitaneados pelo CBO, desenvolverão ações de atendimento presencial.

Nos mutirões de atendimento para pessoas que vivem com diabetes, os interessados são atendidos com exames específicos voltados principalmente para o diagnóstico precoce da retinopatia diabética. Os médicos oftalmologistas voluntários, inclusive os alunos de programas de residência, terão o apoio de lideranças regionais. As ações presenciais de atendimento ocorrerão de forma descentralizada, onde grupos organizados em diversos municípios assumem esquemas próprios, levando em conta as particularidades de cada região.

Programação – Com a participação de representantes de diversas especialidades médicas, o “24h pelo Diabetes” oferecerá ao público conteúdo completo voltado à conscientização sobre a doença. Ao longo da programação, o público terá acesso a explicações sobre mitos e verdades relacionados à diabetes e poderá acompanhar debates sobre políticas públicas e direitos dos pacientes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Toda a programação foi construída para fornecer informações seguras e de qualidade, com mensagens claras e objetivas. Uma das metas é estimular entre os ouvintes a criação de novos hábitos de autocuidado que minimizem os efeitos da condição. Isso inclui desde orientações sobre saúde até dicas culinárias e sobre atividades esportivas. Para esclarecer diversas dúvidas recorrentes na rotina de milhares de pessoas, um dos destaques é o quadro “Pergunte ao Doutor”. Por se tratar de uma doença multifatorial, várias fontes médicas foram selecionadas para responder a inúmeras questões sobre diabetes e suas consequências.

Todas as atividades da maratona serão transmitidas ao longo do dia no canal oficial do CBO no YouTube. A ação faz parte da programação do Novembro Azul, uma campanha nacional que destaca os cuidados e a prevenção contra o diabetes. Para ficar por dentro da programação e das atividades, basta acessar o site do “24h pelo Diabetes” – edição 2023 , que será atualizado ao longo de novembro com diversos conteúdos relacionados ao tema, como vídeos educativos, podcasts e depoimentos de celebridades em apoio à campanha.

 

 

*Com informações do CBO

Compartilhar: