TRF2 apoia o movimento “Dezembro Laranja”, pela conscientização sobre o câncer de pele

Publicado em 29/11/2023

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região apoia a campanha “Dezembro Laranja”, de 2023, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com o objetivo de conscientizar mais pessoas sobre o câncer de pele e sobre a importância de procurar um dermatologista para entender a combinação ideal de medidas de proteção para sua pele.

O que é o câncer de pele?

O câncer da pele responde por 33% de todos os diagnósticos desta doença no Brasil, sendo que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, cerca de 185 mil novos casos.  Isso significa que 1 em cada 4 novas ocorrências de câncer no Brasil, é um tumor de pele. O tipo mais comum, o câncer da pele não melanoma, tem letalidade baixa, porém seus números são muito altos. Mas a boa notícia é que, independente do tipo, quando o câncer de pele é descoberto na sua fase inicial, as taxas de cura são altíssimas

Atendimento gratuito 

A SBD realiza, no dia 2 de dezembro, das 9h às 15h, um dia de atendimento gratuito para orientação, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. Serão mais de 100 postos de atendimento espalhados pelo Brasil e cerca de 3.500 médicos dermatologistas e voluntários trabalhando para atender a população.

Sintomas

Já ouviu falar na regra do ABCDE das pintas? Ela pode te ajudar a diagnosticar os sinais do câncer de pele.Se autoexamine regularmente ou peça ajuda a algum parente ou amigo. Se achar alguma pinta suspeita, procure o seu médico dermatologista.

Lembre-se: o ABCDE não substitui a consulta médica.

 

 

Entre na página da Campanha Dezembro Laranja e saiba quais são os sintomas, como prevenir e as principais dúvidas sobre o câncer de pele.

Fonte: Sociedade Brasileira de Dermatologia

 

Compartilhar: