TRF2, CCJF e Copace: Ações afirmativas sobre acessibilidade e inclusão no Serviço Público em debate*

Publicado em 06/12/2023

Com a presença de magistrados, servidores públicos e ativistas, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) e a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região – TRF2 (Copace), com o apoio do Fórum de Direitos Humanos do TRF2, sediou na tarde de hoje, 6 de dezembro, na história Sala de Sessões do STF, localizada no CCJF, no centro do Rio, evento sobre “Acessibilidade e Inclusão no Serviço Público”.

 

A presidente da Copace do TRF2, juíza federal Claudia Valeria Bastos Fernandes (de amarelo), e o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama

 

Juíza federal Claudia Valeria e o desembargador federal Guilherme Calmon

 

O objetivo do encontro foi discutir as ações afirmativas que vêm sendo realizadas para assegurar a efetiva acessibilidade e inclusão do servidor com deficiência no ambiente de trabalho. O debate, em virtude do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que aconteceu dia 3 de dezembro, lançou luz sobre esse tema que ainda representa um desafio ao Tribunal, considerando as barreiras ainda existentes para que o servidor com deficiência possa desenvolver autônoma e plenamente suas funções.

O evento foi conduzido pelo presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama. A mesa de abertura contou ainda com a participação da presidente da Copace do TRF2, juíza federal Claudia Valeria Bastos Fernandes.

Débora Cordeiro da Costa (coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca e membro da Copace do TRF2), Claudia Valeria e Guilherme Calmon

 

 

A primeira Mesa abordou o tema “Ferramentas de Trabalho”. Na ocasião, Cláudio Joaquim (Professor, doutorando em Educação na Unesa – RJ e mestre em Novas Tecnologias Digitais na Educação, Unicarioca – RJ); Débora Cordeiro da Costa (Servidora da Justiça Federal, coordenadora do Núcleo de Gestão Documental e Biblioteca – NUGEBI, da Secretaria de Atividades Administrativa-SAT/TRF2 e membro da Copace do TRF2); Maria Villela (Servidora do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região e membro da Copace do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região); e Antoniel Bastos (Presidente do Instituto Rede Incluir e Diretor de Recursos Humanos, Diversidade e Inclusão da ACIJA – Associação Comercial e Industrial de Jacarepaguá) discorreram sobre a questão. A mediação ficou a cargo de Dulavim de Oliveira Lima Júnior (Servidor da Justiça Federal, lotado na Seção de Atendimento ao Usuário Externo – SEAEX/SJRJ e membro da Copace do TRF2).

 

O encontro ocorreu na histórica Sala de Sessões do STF, atual sede do CCJF, no centro do Rio

 

Já a segunda Mesa tratou do tema “Barreiras Atitudinais no ambiente de trabalho”. Na oportunidade, Ricardo de Azevedo Soares (Servidor da Justiça Federal, lotado na Seção de Atendimento ao Usuário Externo -SEAEX/SJRJ, Coordenador do Departamento de Acessibilidade e Inclusão do Sisejufe e membro da Copace do TRF2); Regina Passos (Desembargadora do TJRJ, presidente da Copace do TJRJ); Rosângela Gomes (Advogada, deputada federal e Secretaria de Estado de Ação Social do Rio de Janeiro); e Valnei Costa (Diretor de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Itaguai/RJ) debateram sobre a questão. A mediação ficou a cargo do vice-presidente da Copace do TRF2, desembargador federal André Fontes.

*Com informações do CCJF

Compartilhar: