TRF2: CCJF e Museu da Justiça estreitam laços e trocam experiências*

Publicado em 05/08/2013

        O Museu da Justiça recebeu, em julho, a visita de oito funcionários do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), que vieram ver de perto os trabalhos nas áreas de acervo e de educação patrimonial desenvolvidos pela Instituição. Segundo a diretora da Secretaria de Documentação e Disseminação da Informação (SED) do TRF2, Lenora de Beaurepaire da Silva Schwaitzer, a visita teve também o objetivo de estreitar a relação entre os dois órgãos e trocar experiências, já que o Tribunal Regional Federal tem uma unidade com atividades culturais, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF). Na ocasião, a equipe foi recepcionada pela diretora-geral de Comunicação Institucional do TJRJ Luzia Cristina Giffoni, unidade à qual o Museu da Justiça está vinculado.
        Para Lenora Schwaitzer, a visita mediada realizada pela educadora Blanca Dian foi muito enriquecedora de informações, com os anfitriões demonstrando muito conhecimento do acervo. “Foi a primeira vez que viemos conhecer este Antigo Palácio da Justiça, e os locais que mais nos encantaram foram o Salão do Tribunal do Júri, com os belos balcões a sua volta; e o suntuoso salão do Tribunal Pleno, além dos processos históricos que compunham a exposição sobre Direito Ambiental”, afirmou.
        O grupo conheceu também o Serviço de Gestão de Acervo Documental e Bibliográfico (Segad) do Museu da Justiça. “Achamos que o Judiciário do Estado possui um Museu muito bonito, conservado e rico de acervo mobiliário, processos e informações. Um verdadeiro palácio. Esperamos poder estreitar nossa relação para projetos conjuntos e troca de experiência na área cultural, histórica e documental, de modo a levar o Judiciário mais próximo ao cidadão”, concluiu Lenora.
        Fizeram também parte deste encontro, Cícero Antônio Fonseca de Almeida, diretor Executivo do CCJF; Sergio Mendes Ferreira, assessor Técnico da SED/TRF2; João Batista Coelho, assessor Técnico do CCJF; Regina Helena da Conceição Reis, diretora da Divisão de Gestão Documental – SED/TRF2; Maria da Conceição Painat, supervisora da Seção de Imagem Institucional – SED/TRF2; Thamyris Conceição Macedo de Santana, do Setor de Processos Históricos; e Maria Cristina Paiva Ribeiro, bibliotecária do TRF2, além de Antonio Carlos Romeo, diretor do Museu da Justiça, Marco Antonio Sampaio, diretor da Divisão de Difusão da Memória Judiciária e Educação Patrimonial (Didep), e Gilmar de Almeida Sá, chefe do Segad.
 
*Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação Social do TJRJ
Compartilhar: