TRF2, CCJF, Emarf e Consulado dos EUA/RJ apresentam seminário sobre “Direitos Humanos e a Ordem Internacional”

Publicado em 08/09/2014

        O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), a Escola da Magistratura Regional Federal da Segunda Região (Emarf) e o Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro apresentarão, no dia 16 de setembro, no CCJF (av. Rio Branco nº 241,  Cinelândia), das 9h às 13h, o seminário “Direitos Humanos e a Ordem Internacional”.
        O evento contará com as participações do presidente do TRF2, desembargador federal Sergio Schwaitzer, do desembargador federal do TRF2 André Fontes, do Cônsul Geral dos EUA no Rio de Janeiro, John S. Creamer, do Vice-Presidente do U.S. Institute of Peace, embaixador George E. Moose, do deputado federal Jean Wyllys, de Marcelo Viegas (Ministério das Relações Exteriores), de Paulo Emílio Vauthier (Uerj) e de Renato Galeno (GloboNews e Ibmec). 
        Dentre os temas a serem abordados, destacam-se: “Como conciliar valores culturais específicos com a visão internacional dos Direitos Humanos?”; “Que papel podem os países emergentes desempenhar na promoção global dos Direitos humanos?”; Até que ponto violações aos Direitos Humanos justificam interferências? Há limites para a soberania?”; “Mediação e sanções econômicas: sua eficácia e limites”; “Forças de paz e seu papel na proteção dos Direitos Humanos” e “O papel dos estados soberanos e da comunidade internacional na proteção das populações contra o genocídio, crimes étnicos, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, dentro do contexto da doutrina da 'Responsabilidade de Proteger' (R2P) da ONU?”.
        O evento será aberto ao público e contará com tradução simultânea. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.jus.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.
        O seminário “Direitos Humanos e a Ordem Internacional”, que integra o cronograma de 2014 do Curso de Aperfeiçoamento e Especialização – CAE para magistrados federais da 2ª Região, conta com o credenciamento da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e com o apoio da Universidade Federal Fluminense, através do Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (UFF – INCT/Ineac) e do Laboratório Fluminense de Estudos Processuais (Lafep), da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e do Ibmec.
Compartilhar: