TRF2 conclui participação no Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário

Publicado em 20/09/2023

Representado pela juíza federal Ana Carolina Vieira de Carvalho, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) marcou presença na terceira edição do FestLabs – Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário, realizado nos dias 18 e 19 de setembro em Porto Alegre.

Coordenadora do Laboratório de Inovação e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do TRF2 (LIODS/TRF2), a magistrada teve a oportunidade de participar das oficinas e painéis realizados com o objetivo de promover o compartilhamento de experiências e conhecimentos e a disseminação de boas práticas e projetos das Cortes relacionados ao tema. Também prestigiou o evento a coordenadora do laboratório de Inovação da Seção Judiciária do Espírito Santo, juíza federal Cristiane Conde Chmatalik.

Neste ano, a programação das mesas, palestras e debates do evento deu destaque para as possibilidades de aplicação da inteligência artificial, de ferramentas digitais e do trabalho em rede, dentre outros recursos voltados para a inclusão e a acessibilidade e o aperfeiçoamento dos serviços jurisdicionais e da gestão no Judiciário.

A organização e produção do FestLabs coube ao consórcio dos Tribunais do Rio Grande do Sul: Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Seção Judiciária Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal de justiça Militar, Tribunal Regional Eleitoral, e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região.

O LIODS/TRF2

Em abril de 2021, o TRF2 criou a sua Coordenadoria de Inovação e Desenvolvimento Institucional (Cinova), para atuar como um laboratório de estudos e desenvolvimento de projetos de forma multidisciplinar e colaborativa. A medida se antecipou à instituição pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) da Política de Gestão da Inovação no âmbito do Poder Judiciário, formalizada por meio da Resolução CNJ nº 395, de 7 de junho de 2021.

O objetivo do LIODS/TRF2 é, nos termos da sua carta de serviços, “propiciar aos servidores e magistrados um espaço híbrido (virtual e presencial/’anywhere’) para realização de laboratórios de inovação, com incentivo à participação criativa de todos os envolvidos na busca de formas de resolução que questões afetas ao Poder Judiciário”.

Compartilhar: