TRF2 dá posse aos gestores para o biênio 2011/2013

Publicado em 08/04/2011

         Criticando o que chamou de “judicialização de questões que deveriam ser resolvidas em sede própria, administrativa”, a desembargadora federal Maria Helena Cisne tomou posse como presidente do TRF2, em uma concorrida solenidade realizada no plenário da casa, no dia 7 de abril. Na ocasião, também prestaram o juramento solene com que é formalizada a investidura dos gestores da corte, o vice-presidente, desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa, e o corregedor regional da Justiça Federal da 2ª Região, desembargador federal André Fontes.
         Para Maria Helena Cisne, o Poder Público ainda não incorporou a cultura da conciliação, bem como ainda não investe na desburocratização das regras e procedimentos. A consequência é  que o Judiciário é demandado para resolver causas que poderiam ser decididas entre os órgãos públicos e os cidadãos, usuários dos seus serviços: “O Judiciário deveria atuar onde é realmente necessário. Precisamos definir nosso real papel nesse mundo globalizado e excludente”.
          Antes de proferir seu breve discurso, a nova presidente pediu aos presentes um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do massacre ocorrido na data, em uma escola pública do bairro de Realengo, na Zona Oeste carioca. Em seu discurso, ela conclamou seus pares a participar da administração: “Peço aos senhores que me aceitem com minhas limitações. Garanto que minha vontade de acertar compensará minhas deficiências”. E completou: “Desejo aproveitar as boas práticas que já existem. Ouvir as sugestões, para que juntos tomemos medidas para engrandecer a Justiça Federal da Segunda Região, tornando-a mais ágil, sem prejuízo da qualidade”.  Os servidores, a quem a nova presidente chamou de “fiéis escudeiros”,  também não foram esquecidos: “Vamos juntos vestir a camisa dessa causa”.  
         A mesa da solenidade de posse dos novos gestores foi composta pela ministra Ellen Gracie Northfleet, do Supremo Tribunal Federal, pelo ministro Arnaldo Lima, do Superior Tribunal de Justiça, pelo secretário de estado da Casa Civil do Rio de Janeiro, Régis Fichtner, pelo presidente do Tribunal de Justiça fluminense, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça e desembargador do Tribunal Regional do Trabalho/TRT-RJ Nelson Tomaz Braga, e pela procuradora regional da República Silvana Batini.
       Ainda, entre as muitas autoridades que prestigiaram o evento, estavam o vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira, a presidente do TRT-RJ, desembargadora Maria de Lourdes Sallaberry, o senador Bernardo Cabral e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro, Wadih Damous.
Maria Helena Cisne: justiça mais ágil, sem prejuízo da qualidade
Maria Helena Cisne: justiça mais ágil, sem prejuízo da qualidade

Muitas autoridades prestigiaram o evento. No destaque, Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, e Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ

Muitas autoridades prestigiaram o evento. No destaque, Wadih Damous, presidente da OAB/RJ, e Maria de Lourdes Sallaberry, presidente do TRT/RJ

Confira abaixo a nova composição da administração do Tribunal e da Justiça Federal fluminense e capixaba.

Presidente – desembargadora federal Maria Helena Cisne
Vice-presidente – desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa
Corregedor regional da Justiça Federal na Segunda Região – desembargador federal André Fontes
Coordenador dos Juizados Especiais da Segunda Região – desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama
Diretora geral da Escola da Magistratura Regional Federal da Segunda Região (EMARF) – desembargadora federal Liliane Roriz
Conselho de Administração – Membros efetivos
Desembargadora federal Maria Helena Cisne
Desembargador federal Raldênio Bonifacio Costa
Desembargador federal André Fontes
Desembargador federal Messod Azulay Neto
Desembargador federal José Antonio Neiva
Desembargador federal José Ferreira Neves
Diretor-geral do Centro Cultural Justiça Federal – desembargador federal Poul Erik Dyrlund
Direção do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro
Diretor – juiz federal Marcelo Leonardo Tavares
Vice-diretor – juíza federal Paula Patrícia Provedel Mello Nogueira
Direção do Foro da Seção Judiciária do Espírito Santo
Diretor – juiz federal Fernando Mattos
Vice-diretor – juiz federal José Eduardo Nascimento
Compartilhar: