TRF2, Emarf e CCJF apresentam fórum sobre a experiência das UPPs no Rio de Janeiro

Publicado em 22/11/2012

        O Cinema do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), localizado na av. Rio Branco nº 241, Cinelândia, será palco, de 3 a 6 de dezembro, do fórum sobre “Violência, pacificação urbana e direitos humanos – A experiência das UPPs no Rio de Janeiro”.
        O encontro será promovido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), pela Escola da Magistratura Regional Federal da 2ª Região (Emarf) e pelo próprio CCJF –  em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF), o Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos (UFF – INCT/InEAC), a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a Universidade Estácio de Sá (Unesa), a University of Oxford/Inglaterra, o Carnegie Consul/EUA (Instituição americana que trabalha pela ética em relações internacionais), a Mercer University/EUA e a Seals.
 
        Programação
 
        A abertura dos trabalhos, no dia 3, ficará a cargo da presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, e da diretora-geral da Emarf, desembargadora federal Liliane Roriz. Em seguida o coordenador geral das UPPs, coronel da Polícia Militar, Rogério Seabra, e a major da Polícia Militar, Pricilla de Oliveira Azevedo, apresentarão palestra sobre “Os desafios das políticas de segurança pública e a pacificação da violência urbana”. O presidente da Mesa será o desembargador federal Guilherme Calmon.
        Na parte da tarde, das 14h às 16h, será a vez da juíza federal mediar reunião de trabalho sobre “A experiência da idealização e implementação das UPPs”. Na ocasião, participarão das atividades, o subsecretário de Planejamento e Integração Operacional do Estado do Rio de Janeiro, Roberto Sá, e a subsecretária de Prevenção e Ensino do Estado do Rio de Janeiro, Juliana Barroso.
        Já no dia 4 de dezembro, das 10h às 13h, haverá o painel “Segurança pública, UPPs e conflitos urbanos”, com a participação de Roberto Kant de Lima (INCT/InEAC- UFF), Luiz Antonio Machado da Silva (IESP/UERJ), Michel Misse (NECVU/UFRJ) e Lênin Pires (INCT/InEAC- UFF). A mediação ficará a cargo do professor Rafael Iorio Filho. Já a partir das 15h, haverá um “Encontro com ONGs”, com a participação das seguintes instituições: “Visão da Favela Brasil”, “Raízes em Movimento”, “Educap”, “Apafunk” e “Boca”. Na oportunidade, a juíza federal Adriana Cruz será a mediadora.
        No terceiro dia do encontro, 5 de dezembro, o professor Taiguara Souza mediará, das 10h às 13h, painel sobre “Favelas, Violência e Direitos Humanos”. Participarão do encontro, a sociológa Julita Lemgruber, o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, o deputado estadual Marcelo Freixo e o professor PHD, David Ritchie (Mercer University).
        Já das 15h às 17h, será a vez da juíza federal Fernanda Duarte mediar painel sobre as “Favelas, UPPs e políticas públicas”, com a participação de Neiva Vieira da Cunha (LeMetro/IFCS – UFRJ), Itamar Silva (Ibase) e o professor PHD, Eric Spears (Mercer University).
 
        Seminário       
 
        Também está previsto para os dias 7 e 11 dezembro, a realização do evento “Representações de violência urbana no Brasil – um seminário de Direito e Cinema”.
        A programação será aberta ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Aos estudantes de direito serão concedidas horas de estágio pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Também serão concedidas horas de capacitação para servidores do TRF2 e da Seção Judiciária do Rio de Janeiro. Maiores informações podem ser obtidas pela internet: www.ccjf.trf2.gov.br ou pelo telefone (021) 3261-2550.
        O fórum sobre “Violência, pacificação urbana e direitos humanos – A experiência das UPPs no Rio de Janeiro” conta com o apoio do Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro, da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e da Associação dos Juízes Federais do Rio de Janeiro e Espírito Santo (Ajuferjes).
Compartilhar: