Tomou posse, em 21 de junho, o agora desembargador federal do TRF2 Macário Ramos Judice Neto

Publicado em 21/06/2023

O juiz federal Macário Ramos Júdice Neto, da Seção Judiciária do Espírito Santo (SJES), tomou posse, no dia 21/6, às 14h, no cargo de desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2).

A solenidade ocorreu no gabinete da Presidência do TRF2, no Rio de Janeiro-RJ, e foi transmitida pelo canal do TRF2 no YouTube.

O magistrado passa a vestir a toga na segunda instância federal promovido pelo critério de antiguidade, em vaga criada pela Lei 14.253, de 30 de novembro de 2021. A norma ampliou a composição dos TRFs. No da 2ª Região, a estrutura passou de 27 para 35 membros, número que é atingido com a posse realizada hoje.

Ao ser empossado, o novo magistrado declarou-se muito honrado em passar a fazer parte da Corte. “Venho para somar e multiplicar; nunca para diminuir ou dividir”, afirmou. Bastante emocionado, fez também uma homenagem ao pai, já falecido.

Ao final da cerimônia, o presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama mencionou a recente aposentadoria do colega Paulo Espirito Santo, ressaltando que as instituições são marcadas por pessoas que passam por elas e que vão deixando suas pegadas, suas marcas. “Nós, seres humanos, passamos. Mas as instituições permanecem”, lembrou.

 

Macário Ramos Júdice Neto

Nascido em 21/1/1966, em Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo, o magistrado graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Foi aprovado no II Concurso do TRF da 2ª Região para o cargo de juiz federal substituto e sua nomeação ocorreu em 26/3/1993.

Foi designado para atuar como juiz federal substituto em auxílio junto a 3ª Vara Federal, a 1ª Vara Federal e a 5ª Vara Federal, todas localizadas em Vitória, na época em que a SJES era composta por apenas cinco varas federais, com competência plena.

Sua promoção ao cargo de juiz federal ocorreu por ato de 12/8/1996. Na ocasião, foi designado pra continuar prestado auxílio a 5ª Vara Federal de Vitória, com prejuízo de sua jurisdição na 31ª Vara Federal do Rio de Janeiro.

Em ato de 23/4/1998, foi removido para a 3ª Vara Federal, atual 3ª Vara Federal Cível de Vitória.

O magistrado foi diretor do foro da SJES entre abril/1999 e abril/2001. Durante sua gestão foram instaladas as primeiras varas federais fora da capital do ES, em Cachoeiro de Itapemirim, em 1999, e em São Mateus, em 2000.

Foi membro na classe dos juízes federais do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), no biênio 2000-2002.

O presidente do TRF2, Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e o magistrado empossado Macário Ramos Júdice Neto

 

Os desembargadores federais Simone Schreiber, William Douglas, Flavio Lucas, Andréa Esmeraldo e Wanderley Sanan Dantas prestigiaram a solenidade
Compartilhar: