TRF2 forma nova turma de mediadores e conciliadores

Publicado em 13/07/2023

A Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) realizou, na tarde de 13 de julho, no Auditório da Corte, cerimônia de entrega de certificados de conclusão aos participantes e instrutores dos cursos de formação de conciliadores e de mediadores judiciais e de especialização de mediação em subtração internacional de crianças. O evento foi transmitido pelo canal do TRF2 no YouTube.

 

 

Na ocasião, a mesa diretora foi composta pelo presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Guilherme Calmon, pela coordenadora pedagógica da Escola de Mediação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), juíza federal convocada em auxílio do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (NPSC2), Aline Miranda, pelo diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro (SJRJ), juiz federal Eduardo André Fernandes, e pelo cônsul-geral britânico Lawrence Burrows, responsável pelas operações consulares no Brasil e América do Sul (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai). Também esteve presentes ao encontro, a vice-cônsul britânica, Patrícia Sartório.

 

Foto da mesa do evento com Laurence Burrows, Aline Miranda, Guilherme Calmon e Eduardo André Fernandes
Laurence Burrows (à esquerda), Aline Miranda, Guilherme Calmon e Eduardo André Fernandes

 

O desembargador federal Guilherme Calmon abriu a solenidade parabenizando todos os concluintes e destacando a natureza pioneira de um curso especializado em matéria tão sensível e complexa como a subtração internacional de crianças. “O desafio foi colocado ao NPSC2 e enfrentado de forma bastante satisfatória”, comemorou o magistrado.

O presidente do TRF2 também agradeceu ao Consulado do Reino Unido no Rio de Janeiro por ter propiciado a vinda de pessoas com muita experiência no tema, ressaltando a importância da integração e das parcerias entre as instituições para o alcance de bons resultados.

Por fim, Guilherme Calmon frisou a importância da atuação do NPSC2 e Escola de Mediação da 2ª Região na ação que culminou com a “capacitação de profissionais que venham a atuar em áreas tão importantes como são as áreas ligadas à mediação, à conciliação, ou seja, à busca da solução consensual do conflito, tendo em vista as circunstâncias que cada vez mais se apresentam no âmbito de nossa realidade”, destacou.

A seguir, a juíza federal Aline Miranda redobrou o agradecimento à atuação do cônsul-geral britânico Lawrence Burrows, que possibilitou a participação de Janet Flawith, advogada e mediadora credenciada pelo Family Mediation Council, de Alison Shalaby, diretora executiva do Reunite International Child Abduction Center, com sede no Reino Unido, e Sneha Lala, gerente consular da unidade de políticas para a criança, do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

Na sequência, a coordenadora pedagógica da Escola de Mediação do TRF2 procedeu à leitura do termo de compromisso, que foi firmado por todos os diplomados. A magistrada fez questão de lembrar que os alunos cumpriram estágio de 60 horas e ainda entregaram relatórios ao final. Ao todo, foram entregues 52 certificados, distribuídos tanto para os instrutores quanto para os formandos.

 

Foto posada da juíza federal Aline Miranda e do desembargador Guilherme Calmon segurando o certificado de instrutor
Os magistrados também receberam certificados como instrutores

 

O presidente do TRF2, Guilherme Calmon, encerrou a solenidade citando um caso de sucesso: em apenas três dias, um caso envolvendo criança oriundo da 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro foi solucionado utilizando as técnicas e ferramentas aprendidas no curso de mediação em matéria de subtração internacional de crianças.

 

Na foto, a juíza federal Aline Miranda aperta a mão e entrega certificado de conclusão para uma das formandas
Os formandos receberam seus diplomas individualmente, das mãos dos integrantes da mesa diretora

 

Confira as listas dos formandos:Confira as listas dos formandos:

Conciliadores:

Adiene Gomes Mendes
Adriana Gualandi da Costa dos Santos
Agatha Vanesca Nascimento de Oliveira
Alexandre Marques Corrêa
Ana Rosa Reis Maciel
Andrea Pessanha da Cunha
Beatriz Lino Ramos
Daniele Domiciano Martins Helt
Erika de Almeida Villarinho Furtado Rocha
Júlia Martins Fonseca
Moacy Carneiro da Silva
Valéria Carvalho Lombardi Sarmento
Yasmim de Oliveira Macedo

Mediadores:

Barbara Lins Nogueira Bezerra
Bruno dos Santos Maia
Evelin dos Santos Brum Pinheiro
Fabiana Meirelles Feijó
José Valdir Souza Filho
Lucas de Sequeira Batista Levenhagen
Luciana Maria Gonçalves Biolchini da Silva
Michelle Cordeiro Rodrigues
Renata Theodoro Moutinho de Almeida
Silvana Godoi Camara

Especialistas em mediação em subtração internacional de crianças:

Adilene Villote Ajara Bonorino
Aline Alves de Melo Miranda Araújo
André Ricardo Vasconcelos de Oliveira
Andreia Hypolito Ribeiro
Danielle Cruz Freire de Carvalho
Edna Ferreira Vale
Fernanda Pacheco Barbosa
Flávia Coutinho Katz
Geovana Faza da Silveira Fernandes
Hellen Cristini da Silva Leme
Janeri Pinheiro de Oliveira
Juliana Gondra Coelho
Lana Ribeiro da Fonseca Monteiro
Leandro de Oliveira Duarte
Luciana Maria Gonçalves Biolchini da Silva
Renan Bastos Rosas
Renata Aparecida Massoni
Renata Miranda Pires Boente
Renata Theodoro Moutinho de Almeida
Roberta Daiana Pedrini
Rosana Wrigg Aragão Moreira
Sandra Maria Xavier Salgado Martins
Silvana Godoi Camara

Compartilhar: