TRF2 participa da Semana Nacional de Meio Ambiente com várias atividades de 1º a 5 de junho

Publicado em 01/06/2009

Após implantar, em 2002, o Programa de Coleta Seletiva de Lixo – que permite a reciclagem de diversos materiais -, se engajar na luta contra os males advindos do uso do cigarro, limitando o uso do tabaco ao chamado “fumódromo” – localizado no jardim do 3º andar do Anexo I, no prédio-sede -, e constituir, em 2006, “Comitê para Implantação do Programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública”, no âmbito do Tribunal, o TRF da 2ª Região dá continuidade ao seu comprometimento no que diz respeito à qualidade ambiental. Entre os dias 1º e 5 de junho, o TRF2 promoverá a 1ª Semana do Meio Ambiente na Corte. Serão várias palestras, exibição de filmes e vídeos, oficina de arte, exposições de fotos e artesanato.

No primeiro dia de programação, por exemplo, após a abertura, às 14h, no auditório do Tribunal (Rua Acre, 80 – 3º andar, centro), o palestrante Antônio Carlos Carvalho falará sobre “O compromisso do indivíduo nas novas práticas ambientais”. No primeiro dia do evento também está prevista a realização de oficina de arte e exibição dos curta-metragens “A Origem das Coisas” (Uma visão crítica sobre o consumismo desenfreado) e “Ilha das Flores” (que retrata a história de uma comunidade que sobrevive através da coleta de lixo).

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Já o governo brasileiro, por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente, que este ano será de 30 de maio a 5 de junho. Vários órgãos públicos participam do evento e o Tribunal, que faz parte da A3P, vem colaborar para difundir a importância da concientização para que tenhamos todos uma sociedade autossustentável.

Conheça a A3P do TRF

Em junho de 2006, o TRF da 2ª Região constituiu um grupo de trabalho, denominado “Comitê para Implantação do Programa A3P – Agenda Ambiental na Administração Pública”. E de lá pra cá, neste curto período, o Comitê já conseguiu implementar novas medidas, além de dar continuidade a várias ações visando construir uma nova cultura institucional para inserção de critérios sócio-ambientais na Corte.

A iniciativa do Tribunal em promover políticas públicas para a manutenção e recuperação do meio ambiente equilibrado antecipou-se, inclusive, à própria recomendação aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, que em sessão ordinária, no dia 29 de maio de 2006, conclamou os tribunais e demais órgãos da Justiça a instituir comissões para a formulação de agendas ambientais, incluindo questões como separação de lixo, economia de energia e de recursos naturais e reciclagem de material.

Ações implementadas:

  • 1 – Programa de Coleta Seletiva: Sistema de coleta de lixo de forma diferenciada que permite a reciclagem de alguns materiais, como plástico, papel, vidro, entre outros. Além disso, os materiais separados no Tribunal serão recolhidos por cooperativa cadastrada pela Prefeitura, gerando empregos.
  • 2 – Fumódromo – Engajado na luta contra os males advindos do uso do cigarro e, principalmente, a fim de assegurar um ambiente saudável para todos, o Tribunal limitou o uso do tabaco ao “fumódromo”, localizado no jardim do 3º andar do Anexo I, no prédio-sede.
  • 3 – Desenvolvimento de campanhas sócio-educativas: Divulgação permanente de cartazes e folders educativos com dicas básicas de economia visando a difundir idéias de conscientização coletiva a fim de minimizar os impactos negativos causados ao meio ambiente pelas atividades operacionais e administrativas do Tribunal, além de estimular a busca pela melhoria da qualidade do ambiente de trabalho.
  • 4 – Intranet: O Comitê elaborou página na intranet do Tribunal para ampliar a divulgação dos assuntos relacionados à A3P.
  • 5 – Ranking Positivo – Divulgação trimestral dos setores do Tribunal que tenham apresentado redução de consumo médio mensal de materiais, tais como: Papel A4, Copos descartáveis (Água e Café) e Guardanapo de Papel, visando a estimular saudável competitividade entre os órgãos.
  • 6 – Selo A3P: Concurso promovido pelo comitê, envolvendo a participação dos servidores da Corte, escolheu o símbolo da A3P no Tribunal. A votação teve a intenção de envolver os servidores no processo, visando a motivá-los a incorporarem a idéia de preservação ambiental e redução de gastos públicos.
Compartilhar: