TRF2 promove IV Semana do Meio Ambiente

Publicado em 04/06/2012

        O Tribunal Regional Federal da 2ª Região realizou no dia 4 de junho, em espaços diversos do do 3º andar da Corte (rua Acre 80, centro do Rio), a primeira etapa da programação da “IV Semana do Meio Ambiente do TRF-2ª Região”. Várias atividades do evento provêm de uma parceria entre a Secretaria de Serviços Gerais (SEG)/Seção de Gestão Ambiental (Segest) do Tribunal e a CEDAE. Ao todo, são várias palestras, oficinas de artesanato com reaproveitamento de materiais descartados e exposições.
        No dia 05 de junho, por exemplo, assim como ocorreu no dia de hoje, das 11h às 16h, haverá a mostra da chamada “Mini-ETA”, onde uma réplica, em acrílico, de uma estação de tratamento de água em pleno funcionamento estará exposta. O coordenador do Projeto, Joviano Diogo Pires, biólogo da CEDAE e Coordenador de Controle Físico-Químico e Microbiológico da Companhia, demonstrará as etapas do tratamento ao público interessado. A mostra ocorrerá no hall do auditório do 3º andar.

Mini Estação de Tratamento de Água

        Mini Estação de Tratamento de Água

        Também no dia 05, repetindo a programação do primeiro dia, haverá a exposição dos equipamentos que compõem o denominado “Laboratório Móvel” da CEDAE – um veículo que agrega ferramentas medidoras e de análise da qualidade da água captada, deslocando-se aos locais de ocorrência de acidentes ambientais que venham a afetar a qualidade da mesma. Técnicos da empresa estarão presentes no local, também das 11h às 16h, no hall do auditório do 3º andar, palestrando acerca do projeto e do modo de funcionamento dos respectivos equipamentos.
        No primeiro dia da programação, o biólogo da CEDAE, César Seleri, palestrou sobre o tema “Cobertura Vegetal e Recursos Hídricos”. Na ocasião, houve a distribuição de mudas nativas da mata atlântica. Por fim, fechando a programação do dia 04 de junho, foi oferecida oficina de “Mosaico Ecológico” que ensinou a técnica do mosaico, utilizando-se, para a confecção dos desenhos, da reutilização de materiais plásticos.

Oficina de “Mosaico Ecológico”

Oficina de “Mosaico Ecológico”

Visita à ETA Guandu

        Já no dia 05 de junho, ocorrerá, além da mostra “Mini-ETA” e da exposição do “Laboratório Móvel”, iniciada no dia anterior, “oficina de confecção de mini-hortas em garrafas PET”. A oficina, apresentada pelo Grupo Teçaya de Educação Ambiental, a partir das 14h, visa a ensinar o plantio de mudas voltado ao melhor aproveitamento de pequenos espaços, utilizando-se da reutilização de garrafas PET como recurso. Fechando o segundo dia de programação, o grupo Teçaya apresentará palestra sobre “Compostagem e Horta-Urbana”.
        Por fim, no dia 06 de junho, a partir das 10h, a CEDAE promoverá uma visita à Estação de Tratamento de Água do Guandu (ETA Guandu), localizada no Tinguá/Nova Iguaçu. Na ocasião, o “Ônibus CEDAE Educação Ambiental” sairá do Tribunal às 10h, retornando na metade do dia ao mesmo local (a visita tem a duração de, em média, duas horas). Durante a visitação, um técnico da ETA acompanhará o grupo, fornecendo todas as informações necessárias sobre o processo de funcionamento da Estação.
        Durante os três dias do encontro, será apresentada no hall do auditório, uma exposição de fotografias provenientes de trabalho com crianças e jovens do “Projeto Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá”.
        O evento é aberto ao público, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (21) 3261-8430, (21) 3261-8659, ou diretamente na Segest (Rua Acre, 80, Sala 1601–C). A “IV Semana do Meio Ambiente do TRF-2ª Região” conta com o apoio do Sindicato dos Servidores da Justiça Federal do Estado do Rio de Janeiro (Sisejufe).

Compartilhar: