TRF2 recebe professores e estudantes da Universita degli Studi di Milano-Bicocca

Publicado em 19/09/2011

        A presidente do TRF2, desembargadora federal Maria Helena Cisne, recebe na sexta-feira, 23 de setembro, uma delegação acadêmica italiana em viagem aos países do grupo conhecido como BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China), que vem se destacando no cenário mundial pelo seu acelerado crescimento econômico. A comitiva é formada por cerca de 30 pessoas, entre professores e alunos de graduação das áreas de Economia, Ciências Sociais e Direito. 
         A visita ao Brasil acontece graças a parceria da Universidade Federal Fluminense (UFF) com a Universita degli Studi di Milano-Bicocca. A programação inclui palestra que será proferida na manhã do dia 23, no Centro Cultural Justiça Federal (centro do Rio), pelo mestre em Direito e doutor em Sociologia Alexandre Veronese, da UFF, que falará sobre o sistema judiciário brasileiro. Em seguida, os italianos serão convidados a percorrer o prédio histórico do CCJF, que foi sede do Supremo tribunal Federal de 1909 até 1960, quando a corte constitucional foi transferida para Brasília.
         A parte da tarde está reservada para um encontro com o desembargador federal Guilherme Calmon, que  apresentará a experiência de conciliação desenvolvida pelo TRF2 no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Guilherme Calmon é diretor do Núcleo de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal e receberá os visitantes no local em que, desde o dia 12 de setembro, vem sendo conduzida a 19ª edição do mutirão de conciliação promovido pelo órgão, com processos referentes ao Sistema Financeiro da Habitação.
         A agenda da delegação na data fecha com a presença da desembargadora federal Maria Helena Cisne, que receberá o grupo no Plenário do TRF2.
Compartilhar: