TRF2 sedia Encontro de Gestão com a participação de dirigentes do CJF e dos seis TRFs

Publicado em 19/03/2024

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) sediou na tarde desta terça-feira, dia 19 de março, o “2º Encontro de Gestão 2024″. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões, no andar da Presidência da Corte, e contou com a presença de dirigentes do Conselho de Justiça Federal (CJF) e representantes das diretorias-gerais dos seis Tribunais Regionais Federais. Na ocasião, os integrantes do CJF foram recepcionados pelo presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, para tratar de assuntos de interesse da Justiça Federal.

Em sua fala, Guilherme Calmon destacou a importância do encontro entre o Conselho e os TRFs já que se revela um momento de compartilhar questões próprias de cada órgão e aquelas em comum, visando à troca de conhecimento na busca por soluções e ao aperfeiçoamento em prestar jurisdição. “Profissionalizar a gestão para garantir a economicidade dos recursos públicos deve ser um dos pilares da Justiça Federal. Para tanto, essa reunião se torna essencial ao promover a oportunidade em tratar de ações de boas práticas aplicadas pelos órgãos”, afirmou o presidente do TRF2. Ademais, o magistrado lembrou que, em 30 de março deste ano, os cinco TRFs (o sexto foi criado pela Lei n.14.226, de 20/10/2021, complementada pela Resolução n.72, de 2021, do CJF) completam 35 anos de existência. Assim, o encontro de hoje também tem o papel de reflexão e avaliação no tocante à atuação, ao longo desses anos, das instituições como justiça.

 

Foto da mesa de reuniõers do encontro. Na ocasião, o presidente do TRF2 abriu a reunião falando sobre as boas práticas de gestão
Presidente do TRF2 abriu a reunião falando sobre as boas práticas de gestão

 

Na sequência, participaram do Encontro de Gestão o secretário-geral do CJF, juiz federal Daniel Marchionatti Barbosa, o diretor executivo de Planejamento e Orçamento do CJF, Gustavo Bicalho Ferreira da Silva, o diretor executivo de Administração e de Gestão de Pessoas do CJF, Luiz Antonio de Souza Cordeiro, e os diretores-gerais Carlos Frederico Maia Bezerra (TRF1), Paulo Cezar Braga Edmundo (TRF2), Marta Curia (TRF3), Arnaldo Fernando Girotto (TRF4), Telma Roberta Vasconcelos Motta (TRF5) e Edmundo Veras dos Santos Filho (TRF6).

O objetivo do encontro foi promover debate acerca dos desafios de gestão dos órgãos envolvidos e buscar alternativas em conjunto, a fim de garantir ainda mais o aprimoramento das atividades desempenhadas pela Justiça Federal. Além disso, a reunião teve como propósito estimular o espírito de parceria entre o Conselho da Justiça Federal e os Tribunais Regionais Federais das seis regiões do país.

Durante a reunião, os temas abordados versaram sobre orçamento, administração, tecnologia da informação e gestão de pessoas.

 

Foto da sala de reuniões. O Segundo Encontro de Gestão reuniu dirigentes do CJF e TRFs.
O segundo Encontro de Gestão reuniu dirigentes do CJF e TRFs

 

O primeiro encontro entre os gestores foi realizado em 22 de fevereiro, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3), em São Paulo.

Compartilhar: