TRF2 sedia palestra sobre “Saúde Mental e Organização do Trabalho Judicial”

Publicado em 30/11/2023

As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação das três casas da Justiça Federal da 2ª Região promoveram na tarde de hoje, 30 de novembro, no Auditório do TRF2, no Centro do Rio, o segundo encontro voltado a debater a temática “assédio”, envolvendo ações de saúde mental e organização do trabalho judicial.

O evento foi conduzido pela corregedora Regional da Justiça Federal da 2ª Região e presidente da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação do TRF2, desembargadora federal Leticia De Santis Mello.

A mesa contou ainda com a participação do presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon Nogueira da Gama, e das presidentes das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação da SJRJ e SJES, respectivamente, juízas federais Marcela Ascer Rossi e Enara de Oliveira Olimpio Ramos Pinto.

Na ocasião, Leonardo Wandelli (Juiz do Trabalho Titular, doutor e mestre em Direito pela UFPR e membro da Comissão Permanente de Saúde do Tribunal Regional do Trabalho 9ª Região) e Laerte Idal Sznelwar (Professor aposentado da Universidade de São Paulo, graduado em Medicina, clínico do trabalho, psicanalista, ergonomista e membro fundador do Instituto Trabalhar), autores do livro “Justiça em Corpos”, abordaram a questão.

 

A partir da esquerda: Enara Olimpio, Leticia De Santis Mello, Guilherme Calmon, Leonardo Wandelli e Marcela Rossi

 

Ao abrir o evento, a desembargadora Leticia De Santis Mello agradeceu a presença do público e destacou que a saúde mental é um dos temas mais importantes da Justiça nos próximos anos. “A saúde mental talvez seja o elemento central das nossa vidas. Nós vemos o mundo, vivemos as experiências a partir da nossa mente. E a saúde mental representa muito mais do que, simplesmente, a ausência de doenças. Ela pressupõe um sentimento de bem-estar que precisa ser buscado ativamente”, destacou.

Nossas instituições – continuou – “precisam incorporar elementos que permitam que nós nos recuperemos dos dias difíceis do trabalho, até porque, o trabalho é muito mais do que um meio de subsistência. Ele é tido como um aspecto central da vida, não só pelo tempo que ele nos ocupa, mas também porque é uma ferramenta de autoestima e de autoconfiança. Além disso, a sensação de propósito que o trabalho nos fornece acaba sendo absolutamente fundamental para o ser humano”, enfatizou.

Em seguida, a desembargadora Leticia De Santis Mello agradeceu o apoio e a atuação das juízas federais Marcela Rossi e Enara Olimpio na reformulação de uma resolução do TRF2 sobre a matéria (adaptando-a às políticas e às mudanças feitas pelo próprio CNJ), bem como na elaboração dos fluxos procedimentais para formalização e tramitação das denúncias sobre assédio.

A corregedora também agradeceu o apoio irrestrito que o presidente do TRF2 tem dado às Comissões e enfatizou a preocupação que o magistrado tem em relação a temas relacionados a direitos humanos e a direitos fundamentais de uma forma abrangente. “Sua presença nesse evento indica isso”, destacou a magistrada. E mais, – continuou – “quando conversamos, antes mesmo da nossa posse, sobre os temas que seriam mais importantes para a Administração, a preocupação principal recaiu, além de questões organizacionais, na questão da saúde mental.

Por fim, a magistrada também agradeceu aos palestrantes Leonardo Wandeli e Laerte Idal Sznelwar, que se disponibilizaram para discorrer sobre o tema proposto.

Em seguida, foi a vez do presidente do TRF2, desembargador federal Guilherme Calmon, saudar a desembargadora Leticia pela iniciativa de realizar eventos relacionados à atuação das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação, abrangendo as duas Seções Judiciárias da 2ª Região. O magistrado enfatizou que o evento em questão trouxe especialistas no tema para compartilhar pesquisas, ideias e realidades no que tange à temática da saúde mental e organização no ambiente do trabalho. “A Justiça Federal da 2ª Região tem avançado na identificação de problemas e no diagnóstico das questões, mas ainda há muito a ser feito”, lembrou.

“Considero bastante oportuna a realização desse encontro, que se encaixa exatamente na linha da I Jornada de Direitos Humanos e Fundamentais da Justiça Federal da 2ª Região” (a ser realizada na sede do TRF2, de 10 a 12 de abril de 2024), que contará com sete comissões temáticas, um delas a de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação”, explicou.

Desafios

No dia 23 de novembro, também no Auditório do TRF2, foi realizada a palestra sobre “Desafios da Prevenção e Enfrentamento ao Assédio”. Na ocasião, Bruno Farah (psicanalista, psicólogo do TRF2 e doutor em Teoria Psicanalítica – UFRJ/Sorbonne) e Mayra Cotta (advogada especializada em gênero, doutoranda em Política na New School for Social Research e fundadora da Veredas Estratégias em Direitos Humanos) abordaram a questão.

As palestras ministradas por Bruno Farah e Mayra Cotta em 23 de novembro podem ser assistidas no canal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) no YouTube.

Já as palestras apresentadas hoje, 30 de novembro, por Leonardo Wandelli e Laerte Idal Sznelwar também podem ser assistidas no canal do TRF2 no YouTube.

Compartilhar: