TRF5: Com a presença de magistrada do TRF2, abertura do V Seminário Mulheres destaca luta pela igualdade de gênero*

Publicado em 12/05/2023

Teve início, na quinta-feira (11/5), o V Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias, que ocorre no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Recife (PE). A iniciativa, realizada pela Ajufe Mulheres, comissão instituída pela Ajufe, debate, entre outros temas, a diversidade no Poder Judiciário, participação feminina na política e o combate à misoginia.

A cerimônia de abertura contou com a participação virtual da presidente do STJ e CJF, ministra Maria Thereza de Assis Moura, e da ministra do TSE, Maria Cláudia Bucchianeri. Presencialmente participaram o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga, a presidente do TRF6, desembargadora federal Mônica Sifuentes, a vereadora de Recife e poetisa, Cida Pedrosa, e representantes dos demais tribunais, além de magistrados e magistradas federais e membros da academia e dos Poderes Executivo e Legislativo.

A coordenadora da Ajufe Mulheres, Camila Pullin, falou sobre a escolha do TRF5 para sediar a quinta edição do evento. “Pela primeira vez, a Comissão Ajufe Mulheres promove seu seminário fora de Brasília e a escolha de Recife para sediar o evento não foi aleatória. Esta casa, que teve em sua história apenas uma Desembargadora Federal, que muito nos honrou, Dra. Margarida Cantarelli, promovida à vaga destinada ao quinto constitucional em 1999, aposentada em 2014. Até o segundo semestre de 2022, o TRF5 nunca teve uma magistrada de carreira promovida ao segundo grau”.

O presidente da Ajufe, Nelson Alves, destacou o compromisso de sua gestão na luta pela igualdade de gênero, a começar pela formação da Diretoria. “Na formação da atual diretoria, contamos, no presente momento, com igualdade de diretores e diretoras pelo critério de gênero: 13 mulheres e 13 homens. Porém, ainda há muito a ser feito na nossa associação, porquanto, até hoje, jamais a Ajufe teve uma Presidente, e lá se vão mais de 50 anos de história. Em meu discurso de posse, afirmei e aqui reitero, que já passou da hora da mudança dessa realidade!”.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, a procuradora-geral do Estado de Pernambuco, Bianca Ferreira, os desembargadores federais Gilda Sigmaringa Seixas (TRF1), Carmen Silvia de Arruda (TRF2), José Lunardelli (TRF3), Cibele Benevides (TRF5), Joana Carolina (TRF5) e Germana Moraes (TRF5), e a juíza federal Sayonara Mattos, que representou o TRF4.

Programação

Diversidade no Poder Judiciário, participação feminina na política, combate à misoginia. Estes serão alguns dos temas abordados durante a 5ª edição do “Seminário Mulheres no Sistema de Justiça: Desafios e Trajetórias”, que ocorre nos dias 11 e 12 de maio, no Recife (PE).

A iniciativa, realizada pela Ajufe Mulheres, comissão instituída pela Associação dos Juízes Federais (Ajufe), contará com a participação das ministras Cármen Lúcia (STF), da presidente do STJ e CJF, Maria Thereza de Assis Moura, Maria Cláudia Bucchianeri (TSE). Ainda foram convidadas as únicas mulheres governadoras no país: Fátima Bezerra, do Rio Grande do Norte (RN), e Raquel Lyra, de Pernambuco (PE), além de magistrados e magistradas federais, membros da academia e dos Poderes Executivo e Legislativo, dentre outros(as) convidados(as).

A abertura ocorrerá na quinta-feira (11/5), a partir das 18h30, seguida de coquetel. No dia de debates, na sexta-feira (12/5), o seminário aborda a diversidade no Poder Judiciário e as possibilidades de ação, participação feminina na política e ações do CNJ para diversidade no Judiciário. O evento finaliza com uma roda de conversa sobre o curta metragem “Simbiose”, de Julia Morim, e o Museu da Parteira, com a participação de Dona Prazeres, patrimônio vivo de Pernambuco.

 

Confira a Programação Completa.

*Com informações do TRF5 e da Ajufe

Compartilhar: