Vice-presidente do TRF2 prestigia a cerimônia de outorga da Medalha Pontes de Miranda no TRF5

Publicado em 08/04/2024

Na última quinta-feira (04/04), o vice-presidente do Tribunal Região Federal da 2ª Região, desembargador federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes, representou o TRF2 na cerimônia de outorga da Medalha Pontes de Miranda, realizada no Tribunal Região Federal da 5ª Região – TRF5, em comemoração aos seus 35 anos de instalação.

A solenidade, realizada no Plenário do tribunal sediado em Recife (PE), reuniu seis homenageados, concentrando a entrega das comendas relativas aos anos de 2023 e 2024, em solenidade que encerrou a programação de comemorações dos 35 anos do TRF5. Dos indicados em 2023 foram agraciados foram o ministro do STJ Raul Araújo Filho; o desembargador federal e ex-presidente do TRF5 Edilson Nobre; e o juiz federal Agapito Machado. Já da indicação em 2024, receberam a comenda a juíza federal Nilcéa Maggi; a procuradora da República Nilce Cunha Rodrigues; e o advogado Antônio Nabor Areias Bulhões.

O evento foi prestigiado por diversas autoridades jurídicas, com a participação, também, de familiares dos(as) homenageados(as). Compuseram a mesa de honra da solenidade, o presidente do TRF5, desembargador federal Fernando Braga; a presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministra Maria Thereza de Assis Moura; o vice-presidente do STJ e do CJF, ministro Og Fernandes; o decano do STJ, ministro Francisco Falcão; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Luiz Fernando Bandeira de Mello; o procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 5ª Região, Rafael Ribeiro Nogueira Filho; e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins.

Medalha Pontes de Miranda

Concedida a personalidades que se destacaram pelos relevantes serviços profissionais e intelectuais prestados ao Poder Judiciário, a Medalha Pontes de Miranda foi criada pela Resolução TRF5 nº 9/90 e tem como patrono o jurista alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda. Nascido em 23 de abril de 1892, em Maceió/AL, graduou-se em direito pela Faculdade de Direito do Recife (FDR/UFPE), com apenas 19 anos de idade. Autor vários livros, também era filósofo, matemático, advogado, sociólogo, professor universitário e diplomata brasileiro. Faleceu em 22 de dezembro de 1979.

 

 

 

 

 

Compartilhar: