Orientações para geração de arquivos PDF

Criação de PDFs a partir do editor de textos

  1. Se o editor de textos utilizado for o Writer, do LibreOffice, basta acessar no menu Arquivo e selecionar a opção “Exportar como PDF”.
  2. Se o editor de textos utilizado for o Microsoft Word 2007 ou superior, deve-se exportar o arquivo como PDF, convertendo-o diretamente para a versão 1.4. Para isso, acesse o menu “Arquivo”, opção “Salvar Como”. Selecione o tipo de arquivo PDF, acionando o botão “Opções” e localizando a caixa de verificação chamada “Compatível com ISO 19005-1 (PDF/A)”, que deverá ser marcada. Depois, clique em “ok” e clique em publicar ou salvar, conforme apresentado pelo editor.
    O formato PDF/A ou PDF/A-1 é um padrão especificado na norma ISO/IEC 19005-1, destinado à criação de documentos digitais adequados para a preservação de longo prazo. Foi desenvolvido a partir da versão 1.4 do formato PDF e apresenta compatibilidade com o processo eletrônico.
  3. Se o editor de textos utilizado for o Microsoft Word 2003 ou anterior ou um outro editor, utilize um programa que instale uma impressora virtual no ambiente Windows, capaz de “imprimir” no formato PDF.

Como exemplo, seguem os procedimentos de utilização do PDF Creator:

  1. Instale o programa PDF Creator 1.5 ou superior.
  2. Após a instalação, verifique na Ajuda como configurar o programa para gerar arquivos PDF na versão 1.4.
  3. Abra o arquivo a ser convertido para PDF no editor de texto e no menu Arquivo, selecione “Imprimir”.
  4. No campo Nome da impressora, selecione como impressora o PDF Creator.
  5. Clique em “Salvar”. Na outra janela, dê um nome ao arquivo e clique em “Salvar”.

Conversão de arquivos PDF para a versão 1.4

  1. Verifique se o seu arquivo PDF já está na versão 1.4. Para isso, clique no arquivo com o botão direito do mouse e escolha Propriedades.
  2. Em seguida, clique na aba PDF e verifique a versão do seu arquivo. No exemplo abaixo, o PDF está na versão 1.6. Ou seja, é necessário convertê-lo para a versão 1.4.
  3. Para converter o arquivo PDF para a versão 1.4, é necessário instalar um software. Utilize os sites de busca para localizar e baixar o software de sua preferência.
  4. Aqui utilizamos, como exemplo, o software PDF Version Converter 2.01.
    1. No primeiro campo PDF File , selecionar o arquivo PDF que deseja converter.
    2. Em seguida, é necessário selecionar a opção 1.4 (Adobe Acrobat 5.x), logo abaixo.
    3. No segundo campo PDF File, escolher um novo nome para o arquivo convertido.
    4. Clique no botão Convert . Após a conversão do arquivo para a versão 1.4, Aparecerá na tela a mensagem “Conversion Done!”
    5. Finalmente, repita os passos 1 e 2 com o novo arquivo e confirme a versão do PDF.

Combinação de arquivos PDF

Para juntar arquivos PDFs separados e formar uma única petição, você deve gerar um PDF multipágina.

Tanto os scanners quanto os softwares geradores de PDF normalmente têm opção para combinar diversos PDFs em um só.

No software de exemplo (PDF Creator), você pode agregar vários PDFs em um único arquivo. Siga os passos:

  1. Envie o arquivo para impressão, selecionando o software gerador de PDF (neste exemplo, o PDF Creator)
  2. Em vez de salvar, clique em “Aguardar – Armazenar”.
  3. Repita a operação para cada arquivo que deseja combinar em um único PDF.
  4. Selecione todos os arquivos que deseja combinar. Depois, vá ao menu “Documento” e selecione “Unir”.
  5. Os três arquivos passarão a ser um só PDF. Selecione “Imprimir” e clique em “Salvar”.
  6. Escolha a pasta de sua preferência. Sua petição está pronta para ingressar no processo eletrônico.