CCJF realiza de forma on-line fórum sobre “A Agenda 2030 da ONU e o Poder Judiciário”, de 11 a 12/11*

Publicado em 08/11/2020

Com 17 Objetivos e 169 Metas, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) foi institucionalizada pelo Poder Judiciário brasileiro. O Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 16, que prevê paz, justiça e instituições eficazes, é um importante desafio para o Brasil. Já a Meta 9, que integra a referida Agenda 2030 ao Poder Judiciário, assim como sua aprovação, vêm confirmar a importância desta Agenda e oficializar a participação de todos os tribunais para seu alcance, uma vez que estes devem realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

E o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), sempre no intuito de aproximar a Justiça da sociedade, realizará, de 11 a 12 de novembro, de forma totalmente on-line, no canal do CCJF no YouTube, o primeiro fórum sobre “A Agenda 2030 da ONU e o Poder Judiciário”. E para tanto, elegeu alguns dos ODS para dialogar com o ODS 16, como o ODS 6 – Água potável e saneamento; o ODS 10 – Redução das Desigualdades; o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima e o ODS 15 – Vida Terrestre.

Confira abaixo a programação:

11 de novembro (quarta-feira)

10h – Abertura – Palavras do presidente do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), desembargador federal Reis Friede, do diretor-geral do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), desembargador federal Ivan Athié, e da diretora-executiva do CCJF, Maria Geralda de Miranda.

10h20 – Palestra de abertura: Maria Tereza Uille Gomes (conselheira do Conselho Nacional de Justiça – CNJ) e Paulo Affonso Leme Machado (jurista e escritor)

14h – MESA 1: ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições eficazes – Iamara da Silva Viana (professora na Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio), Marcelo Lima Buhatem (desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores – Andes), Priscilla Pereira da Costa Correa (juíza federal na Seção Judiciária do Rio de Janeiro – SJRJ) e Fábio Cesar dos Santos Oliveira (juiz federal titular na Vara Federal de São Gonçalo-RJ). Mediação: Priscilla Pereira da Costa Correa

15h30 – MESA 2: ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima – Carlos Alberto Cioce Sampaio (professor na Fundação Universidade Regional de Blumenau-SC, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional), Paulo Eduardo Artaxo Netto (professor titular no Instituto de Física da Universidade de São Paulo) e Flávio Villela Ahmed (presidente da Comissão Permanente de Direito Ambiental da OAB/RJ. Mediação: Vera Lucia R. S. Jucovsky (desembargadora federal aposentada – TRF3)

17h30 – Poesia no centro: Tanussi Cardoso e outras vozes (2ª edição – desta vez on-line – do evento de poesia falada e performática, tendo como eixo a obra de grandes poetas que de alguma forma fazem parte da trajetória do escritor Tanussi Cardoso) com Adriano Espínola (professor da Universidade Federal do Ceará e professor visitante no Departamento de Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), Antonio Carlos Secchin (membro da Academia Brasileira de Letras, doutor em letras e professor de literatura brasileira na UFRJ), Carmen Moreno (poeta, contista e romancista. Membro do Pen Clube. Sete livros solo. Bacharel em Artes Cênicas pela Unirio), Igor Fagundes (poeta, ensaísta, crítico literário, ator, jornalista, professor de filosofia e estética na UFRJ, doutor em Poética pela UFRJ. Membro do Pen Clube), Noélia Ribeiro (publicou 4 livros de poesia, sendo o mais novo, Espevitada, 2017. Prêmio FAC – Igualdade de Gêneros na Cultura da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal – SECULT-DF), Suzana Vargas (poeta, autora de literatura infantil e juvenil e ensaísta. Criou e dirige o Instituto Estação das Letras) e Tanussi Cardoso (formado em Jornalismo e Direito. poeta, crítico, contista, tradutor e letrista. Membro do Pen Clube, da UBE, APPERJ e ex-presidente do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro – SEERJ)

 

12 de novembro (quinta-feira)

9h – Apresentação de trabalhos

14h – MESA 3: ODS 10 – Redução das Desigualdades – Esther Dweck (professora associada no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), André Fontes (desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região – TRF2) e Fábio Francisco Esteves (juiz de direito do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT e professor de direito da Escola de Magistratura do DF). Mediação: Vladimir Santos Vitovsky (juiz federal titular da 9ª Vara Federal de Execução Fiscal do Rio de Janeiro – SJRJ)

15h30 – MESA 4: ODS 15 – Vida Terrestre – Osair Victor (juiz federal, diretor do Foro da Seção Judiciária do Rio de Janeiro – SJRJ, juiz auxiliar da Presidência do TRF2 e supervisor da Diretoria Geral no Conselho Nacional de Justiça – CNJ), Jarcilene Silva de Almeida (professora titular no Departamento de Botânica da Universidade Feeral de Pernambuco – UFPE e coordenadora da área de Ciências Ambientais da CAPES) e Esdras Silva Pinto (juiz de direito do Tribunal de Justiça de Roraima – TJRR, membro do Conselho de Inovação e Inteligência da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB e presidente do Comitê de Inteligência Artificial do TJRR). Mediação: Patrícia Maria Dusek (coordenadora no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local da Unisuam-RJ)

17h – MESA 5: ODS 6 – Água Potável e Saneamento – Sandra Akemi Shimada Kishi (procuradora regional da República, Ministério Público Federal – MPF), Bruno Corrêa Meurer (coordenador do curso de Ciências Biológicas da Universidade Santa Úrsula – USU) e Fernando Magalhães Filho (professor e pesquisador da Universidade Católica Dom Bosco – UCDB). Mediação: Carlos Alexandre Böttcher (juiz de direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo – TJSP).

19h – Uma Noite de Ópera (Sarau lírico com Grupo NUOVO, Núcleo de Ópera do VOCE, que reúne jovens cantores líricos profissionais e em formação, e tem o intuito de democratizar o acesso à música erudita, nas vertentes de ópera e música de câmara) com a participação dos cantores Amanda Ayres, Anna Hannickel, Anna Priscilla Lacerda, Bruna Figueiredo, Edvan Moraes, Julia Félix, Julia Riera, Kaique Stumpf, Letícia Moraes, Rafael Siano, Ricardo Gaio e Tina França.

Programa:

W.A. Mozart
Così fan tutte
È amore un ladroncello – Julia Felix
Le nozze di Figaro
Non più andrai – Rafael Siano
Voi che sapete – Julia Riera
Das Schauspieldirektor
Da Schlägt die Abschiedsstunde – Gabriela Meira
C. Gounod
Faust
Air des bijoux – Bruna Figueiredo
G. Puccini
Turandot
Tu che di gel sei cinta – Anna Priscilla Lacerda
Gianni Schicchi
O mio babbino caro – Letícia Moraes
La Bohème
Quando m’en vo – Anna Hannickel
Che gelida manina – Ricardo Gaio
Donde lieta uscì – Amanda Ayres
G. Verdi
La Forza del Destino
Pace, Pace, mio Dio! – Tina França

Para obter mais informações sobre “A Agenda 2030 da ONU e o Poder Judiciário” e efetuar sua inscrição, acesse a página do evento no site do CCJF.

Comissão Organizadora

Reis Friede – Presidente do TRF2

Ivan Athié – Diretor Geral do CCJF

Maria Geralda de Miranda – Diretora Executiva do CCJF

Priscilla Pereira da Costa Correa – Juíza Federal na Seção Judiciária do Rio de Janeiro

Osair Victor de Oliveira Júnior – Diretor da Seção Judiciária do Rio de Janeiro TRF2

Márcia Teixeira Cavalcanti – Assessora de Relações Institucionais do CCJF

Aretuza Ribeiro Silveira – Assessora Executiva do CCJF

Mônica Valéria de Carvalho Góes – Diretora de Cultura e Administração do CCJF

Thereza Cristina Pereira Balthazar – Setor de Comunicação, Tecnologia e Educação do CCJF

Wanderley Lemgruber de Sousa – Setor de Comunicação, Tecnologia e Educação do CCJF

Francisco Cordeiro – Assistente da Direção Executiva do CCJF

Maria de Oliveira – Setor de Programação Visual e Exposições do CCJF

Eduardo Barbuto Bicalho – Setor de Publicação do CCJF

Elaine Pauvolid Hamburger – Setor de Artes Cênicas e Audiovisuais do CCJF

João Batista Coelho – Assessor do Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal

 

Comissão Científica

Dr.ª Adrianna Cristina Lopes Setemy – Doutora em História Social pela UFRJ

Dr.ª Ângela Maria Roberti Martins – Doutorado em História Social pela PUC-SP

Dr.ª Arlinda Cantero Dorsa – Doutora em Língua Portuguesa pela PUC-SP

Dr.ª Kátia Eliane Santos Avelar – Doutora em Ciências pela UFRJ

Dr.ª Marcia Teixeira Cavalcanti – Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ

Dr.ª Maria Alice Costa – Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ

Dr.ª Marilene Antunes Sant’Anna – Doutora em História Social pela UFRJ

Dr.ª Nilza Rogéria de Andrade – Doutora em Serviço Social pela PUC-Rio

Dr. Adriano Rosa – Doutor em Educação Física pela UGF

Dr. Ricardo Pimenta – Doutor em Memória Social pela UniRio

 

Apoiadores

Tribunal Regional Federal da 2ª Região

Seção Judiciária do Rio de Janeiro

Centro de Atendimento Itinerante da Justiça Federal

*Com informações do CCJF

Compartilhar: