CCJF: VII Encontro Mulher, Poder e Democracia

Publicado em 01/03/2024

 

O VII Encontro Mulher, Poder e Democracia, evento tradicional do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) que durante o mês de março celebra as conquistas femininas, traz este ano debates sobre a importância da representatividade feminina em posições de liderança e as conquistas da mulher trans, além de outras atividades sobre o protagonismo feminino.

Em homenagem ao mês da mulher, o CCJF também promove uma programação especial para março voltada à temática da mulher, seja no conteúdo, seja no protagonismo da realização. Veja a programação:

  • MESAS DE DEBATE

A Paridade de gênero em funções de poder

Nesta mesa, pretende-se tratar a importância da representatividade feminina em posições de liderança, trazendo para discussão a paridade de gênero em funções de poder e destacando a importância de implementar sistemas que não permitam a exclusão das mulheres destas funções. Isso envolve a criação de políticas e práticas que garantam a representação equitativa de gênero em todas as esferas da sociedade.

Data: 5/3 (terça-feira)

Horário: Às 16h30

Participantes: Simone Schreiber – Desembargadora Federal do Tribunal Regional Federal da 2a Região, Professora de direito processual penal da Unirio e Diretora-Geral do Centro Cultural Justiça Federal (CCJF); Deise Benedito (por videoconferência) – Graduada em Direito e Especialista em Relações Étnico Raciais e Segurança Pública; Daniele Magalhães – Defensora Pública do Estado do Rio de Janeiro; Ana Paula Sciammarella (mediação) – Pesquisadora e professora do Núcleo de Prática Jurídica e assessora da Vice-Reitoria da Unirio.

Local: Sala de Sessões

Mais informações: Site do CCJF

As conquistas da mulher transgênero

Para falar de equidade de gênero, foram convidadas três mulheres transgêneras que conquistaram um lugar de grande destaque em seus espaços. Elas são referências na política e na militância. Durante o evento, teremos a exibição do curta “Jeniffer”, dirigido por Matheus Mendes. É um documentário experimental com duração de 18 minutos, gravado em 2023, no Rio Grande do Norte, Brasil.

Data: 5/3 (terça-feira)

Horário: Às 18h

Local: Sala de Sessões

Mais informações: Site do CCJF

  • CINEDEBATE

Incompatível com a vida

A partir do registro de sua gravidez, a diretora Eliza Capai conversa com outras mulheres que tiveram vivências parecidas à sua, criando um potente e tocante coral de vozes que refletem sobre temas universais: vida, morte, luto e políticas públicas que nos afetam.

Após a exibição do filme haverá mesa de debates com Eliza Capai, Mariana Genescá, Luciana Boiteux e Mariane Marçal.

Direção: Eliza Capai

Data: 6/3 (quarta-feira)

Horário: Às 18h (exibição do filme); Às 19h (debate)

Classificação indicativa: 14 anos

Valor: Gratuito

Local: Cinema

Mais informações: Site do CCJF

  • CINEMA

Exibição do curta “Marie”

Marie retorna ao sertão, depois de 15 anos, para enterrar o pai. Lá reencontra seu melhor amigo de infância, Estevão e com ele o seu passado. Com a ajuda de Estevão, Marie parte numa viagem para enterrar o pai na cidade do Crato.

Com a participação de Wallie Ruy, Divina Valéria e Rômulo Braga; Direção de fotografia: Petrus Cariry.

Haverá uma conversa com o diretor do curta, por videoconferencia, após a sessão das 19h.

Direção e roteiro: Leo Tabosa

Data: 12/3 (terça-feira)

Horário: Sessões às 17h, 18h e 19h

Classificação indicativa: 14 anos

Valor: Gratuito

Local: Cinema

Mais informações: Site do CCJF

 

A programação, completa e atualizada, pode ser acessada na página do CCJF

SERVIÇO:

Centro Cultural Justiça Federal – CCJF
Endereço: Avenida Rio Branco nº 241, Centro
Horário de Funcionamento: Terça a domingo, das 11h às 19h

Fonte: Com informações do CCJF

Compartilhar: