Peticionamento eletrônico
As petições iniciais ou aquelas destinadas a processos que se encontrem em trâmite no TRF2 por meio eletrônico devem ser protocoladas através do seu portal eletrônico.
O TRF da 2ª Região disponibiliza equipamentos de digitalização e de acesso à rede mundial de computadores, para que os advogados interessados possam digitalizar e protocolizar as peças processuais.
Petição inicial (ajuizamento de ação eletrônica)
Para ajuizar uma ação eletrônica no TRF2, siga as orientações constantes no Manual de ajuizamento de ação eletrônica – Inicial – TRF2.
Petição intercorrente
Para protocolar uma petição eletrônica intercorrente, siga as orientações constantes no Manual de peticionamento intercorrente.
Após a petição ser enviada e protocolada, ela vai para o “balcão eletrônico” do órgão processante onde tramita o processo. Para que a petição seja integrada aos autos, é preciso que um servidor do órgão processante proceda à “juntada eletrônica”. Somente após este procedimento, ela estará disponível para visualização pela internet.
Formato do arquivo
Os arquivos de petições iniciais e intercorrentes e dos documentos anexos devem ser cadastrados e incluídos exclusivamente no formato PDF versão 1.4 (PDF/A-1), com tamanho máximo de 5Mb por arquivo. Podem ser anexados até 50 arquivos.
Caso o tamanho de algum documento seja superior a 5MB, ele deve ser desmembrado em mais de um arquivo, de forma a se ajustar ao limite.
Não são mais aceitos os arquivos nos formatos DOC (Word 97-2003) ou JPG. A ferramenta de conversão foi desativada em junho de 2013. Caso o arquivo esteja em outro editor de textos ou nos formatos DOC/DOCX, deverá ser convertido para o formato PDF.
Veja as orientações para a geração de arquivos PDF, a partir do processador de texto ou pela conversão com o utilitário PDFCreator.